01 abr de 2025
Brasil – MSD Saúde Animal comemora 10 anos de programa de bem-estar animal e registra mais de 15 mil profissionais capacitados

O Criando Conexões Multiespécies é responsável por levar treinamentos de baixo estresse para propriedades de bovinos, suínos e aves de todo Brasil, além de apoiar a certificação de frigoríficos e unidades produtivas em bem-estar único

São Paulo, março de 2025 – Pioneira no fomento de um sistema produtivo mais ético, consciente e sustentável no Brasil, a MSD Saúde Animal apresentou ao mercado, em 2015, o programa Criando Conexões. Inicialmente, o intuito era multiplicar a importância do manejo de baixo estresse e do bem-estar animal para bovinos por meio de uma técnica conhecida nos Estados Unidos como Stockmanship – nomeada no Brasil como “nada nas mãos”. No entanto, a iniciativa se consagrou, cresceu, tornou-se multiespécie e, agora, chega a 10 anos com mais de 1 bilhão de animais manejados por meio de suas técnicas, mais de 300 propriedades atendidas e mais de 15 mil pessoas impactadas. Somente em 2024, o programa foi responsável por capacitar mais de 1.600 profissionais para aplicar um manejo responsável e focado no bem-estar animal.

A consultoria em diferentes espécies ocorre desde 2021, quando a biofarmacêutica decidiu expandir o sucesso da iniciativa para além de bovinos, impactando também aves e suínos, devido à relevância do tema para todo o sistema produtivo. O programa busca otimizar a cadeia de produção com técnicas como melhoria da ambiência para os animais, uso responsável de antimicrobianos, redução do estresse durante o manejo, estratégias para atendimento de legislações nacionais e internacionais, melhoria da insensibilização de animais para abate e métodos de eutanásia para animais de produção. É uma ação que percorre toda as pontas, desde a criação e transporte de animais até as indústrias de alimentos.

No setor pecuário, foram mais de 900 vaqueiros treinados no último ano, em 98 fazendas. “A relação ética com os animais produzidos, tendo o bem-estar animal como premissa essencial, é uma demanda do consumidor contemporâneo e uma necessidade do setor produtivo. E o Criando Conexões fomenta justamente interações positivas durante todo o processo de manejo, dispensando a necessidade de instrumentos que possam assustar ou ferir os animais. Já evoluímos muito, e nosso objetivo é continuar chegando a mais produtores para democratizar o acesso a essas práticas”, destaca Antony Luenenberg, coordenador de bem-estar animal para Ruminantes da MSD Saúde Animal.

Comparado ao manejo convencional de bovinos, o Criando Conexões permite reduções de 41% na velocidade de fuga e 66% no número de vocalizações durante o manejo, além de aumentar em 7,8% a taxa de prenhez, conforme mostram os dados[i] de um estudo conduzido pela MSD Saúde Animal e pelo Prof. Pietro Baruselli, em 2023. Também impacta na redução de 63% em carcaças lesionadas, segundo análises internas com mais de 400 mil animais abatidos de vários clientes brasileiros.

Ainda, um trabalho inédito realizado em parceria com a empresa BE.Animal avaliou os impactos da aclimatação em bovinos confinados e demonstrou que, ao aplicar as técnicas de manejo de baixo estresse, é possível melhorar a identificação precoce de doenças, o temperamento e o desempenho dos animais, além de reduzir o tempo de adaptação nos primeiros 15 dias de confinamento e diminuir casos de sodomia.

Treinamento Criando Conexões

O programa da MSD Saúde Animal também atua com o apoio a outras iniciativas para o bem-estar de bovinos, como a Redução da Marca a Fogo, que tem impactado positivamente os animais em todo o Brasil com a substituição do ferro quente por modelos de identificação eletrônica, facilitando a coleta de dados e garantindo agilidade nos processos. Outra ação apoiada é o Cada Bezerro Importa, que visa aprimorar os conceitos e cuidados com os animais recém-nascidos por meio de cursos e materiais técnicos, reduzindo a mortalidade de bezerros. Ambos os projetos são realizados com a empresa BE.Animal.

Para suínos e aves, 19 empresas tiveram treinamentos e consultorias pelo Criando Conexões em 2024, capacitando mais de 500 profissionais. “Somos responsáveis por um importante e robusto programa de bem-estar animal, com o trabalho de ponta a ponta da cadeia de produção de alimentos. Com a expansão para suínos e aves há três anos, a iniciativa ganhou ainda mais visibilidade, e temos a expectativa de continuar crescendo e alcançando diversas unidades produtivas por todo Brasil. O bem-estar animal é uma demanda sem volta e que, hoje, norteia o relacionamento com consumidores, permite o acesso a novos mercados, inclusive internacionais, e potencializa os ganhos produtivos”, diz Filipe Dalla Costa, também coordenador do programa na MSD Saúde Animal, porém voltado para monogástricos.

Trabalhos conduzidos pela companhia com clientes constataram que, desde que se tornou multiespécie, o programa trouxe benefícios como redução na mortalidade de fêmeas na suinocultura, maior ganho de peso em leitões (50 g/dia) e redução de perdas na indústria, por exemplo, com menor taxa de fraturas, em torno de 47 T/ano em alguns clientes. Dados que estão diretamente conectados com a sustentabilidade pelo melhor uso de recursos naturais.

Atualmente, são mais de 200 multiplicadores de bem-estar animal da MSD Saúde Animal no Brasil, Paraguai, Chile, México e Guatemala. Colaboradores da companhia são treinados anualmente para disseminar as técnicas e permitir o avanço do tema, com respeito à vida produtiva do animal e ao convívio harmônico entre pessoas, animais e meio ambiente. Inclusive, como reforço desse trabalho, há três anos o Criando Conexões integrou às atividades do programa a Certificação em Bem-Estar Único – Missão de Cuidar, que define produções sustentáveis e focadas em bem-estar.

Certificação: credibilidade e compromisso com questões éticas e legais

Auditada pela QIMA/WQS, a certificação segue critérios adaptados às características do Brasil, o que a torna única e condizente às condições produtivas do país. São mais de 150 itens de avaliação, entre gestão da propriedade, gestão ambiental, instalações rurais, bem-estar animal, pastagens, suplementação alimentar, identificação, controle sanitário, manejo reprodutivo, biosseguridade, entre outros pontos.

Melhorar a acessibilidade a informações de bem-estar animal e da qualidade dos produtos, bem como clarificar o processo produtivo e o respeito ao meio ambiente, aos animais e às pessoas, fazem parte da Certificação em Bem-Estar Único – Missão de Cuidar. O selo também é um facilitador tanto na comunicação entre o setor produtivo e a sociedade quanto no atendimento de mercados externos, uma vez que evidencia o compromisso da indústria com as questões legais e éticas que envolvem o tema do bem-estar animal.

“Desde o seu lançamento, no final de 2022, a procura pela certificação segue num crescimento exponencial. Em monogástricos, fechamos 2023 com 9 unidades produtivas certificadas. Já em 2024, somamos 11 e, para este ano, temos a expectativa de entregar mais de 20 unidades de produção de aves e suínos certificadas”, pontua Filipe. Em Ruminantes, 7 unidades produtivas conquistaram a certificação em 2024 e, para 2025, espera-se certificar mais 20. Todas as propriedades e frigoríficos do Brasil, independentemente do sistema de produção, podem solicitar a certificação.

Mais informações sobre o programa Criando Conexões estão disponíveis no site da iniciativa.

Sobre a MSD Saúde Animal  

Há mais de 130 anos, a MSD cria invenções para a vida, trazendo ao mercado medicamentos inovadores para combater as doenças mais desafiadoras. A MSD Saúde Animal, uma divisão da Merck & Co., Inc., é a unidade global de negócios de saúde animal da MSD. Por meio do seu compromisso com a Ciência para Animais mais Saudáveis, a MSD Saúde Animal oferece a médicos-veterinários, pecuaristas, donos de pets e governos uma grande variedade de produtos farmacêuticos veterinários, vacinas, soluções e serviços de gestão de saúde, além de um amplo conjunto de tecnologia conectada que inclui produtos voltados à identificação, à rastreabilidade e ao monitoramento. A MSD Saúde Animal é dedicada a preservar e melhorar a saúde, o bem-estar e o desempenho dos animais e das pessoas. Investe amplamente em recursos de P&D e em uma cadeia de suprimentos moderna e global. A empresa está presente em mais de 50 países e seus produtos estão disponíveis em cerca de 150 mercados. Para obter mais informações, visite nosso site e conecte-se conosco no LinkedIn, Instagram e Facebook.

Fonte: MSD Saúde Animal  

Oferecimento:

77 9 9926-6484 / 77 9 9979-1856