11 ago de 2016
Brasil – Notícias da Agricultura – Encontro debate importância da segurança alimentar

O secretário de Estado da Agricultura e do Abastecimento, Norberto Ortigara, participou da solenidade de abertura do XVII Congresso Paranaense de Engenheiros Agrônomos, que contou com a participação de 350 pessoas entre profissionais, estudantes e técnicos.

O evento aconteceu em Pato Branco, Sudoeste do Estado, entre os dias 3 a 5 de agosto, numa promoção da Federação dos Engenheiros Agrônomos do Paraná (FEA-PR) em conjunto com a Associação dos Engenheiros Agrônomos de Pato Branco (AEA-PB),

O tema do Congresso este ano foi importância da segurança alimentar no trabalho do engenheiro agrônomo. Para o secretário Norberto Ortigara, esse tema é fundamental para garantir uma produção de alimentos com qualidade no Paraná, Estado com tradição no fornecimento de produtos para o mercado interno e externo.

Ortigara ressaltou as ações e apoios do governo do Estado para a segurança alimentar no Paraná. Por meio da Secretaria e entidades parceiras, o governo do Estado vem investindo na conscientização dos agricultores para cuidar de forma permanente da conservação de solos e água em suas propriedades, conforme prevê a Campanha Plante Seu Futuro, que incentiva a adoção de boas práticas de produção.

Entre essas boas práticas – disse Ortigara – o produtor deve se capacitar e ter orientação técnica para adotar ações como Manejo Integrado de Pragas e Doenças, que preconizam a aplicação de produtos e defensivos químicos somente quando o dano por prejudicial às lavouras. Para isso, segundo ele, o produtor precisa monitorar a lavoura sempre. “Com esses cuidados, haverá uma redução na aplicação de defensivos químicos o que vai contribuir para elevar a segurança alimentar dos alimentos”, afirmou.

Segundo o presidente do evento, Clodomir Ascari, o principal objetivo do Congresso foi promover um espaço de debate entre os profissionais da agronomia em especial sobre o tema da segurança alimentar que atualmente é alvo de políticas públicas, campanhas e programas nacionais, sendo uma área que exige cada vez mais atenção dos engenheiros agrônomos”, destaca.

O presidente do Crea-PR, engenheiro civil Joel Krüger, considera o evento fundamental para a valorização dos engenheiros agrônomos. “Estou acompanhando as importantes discussões realizadas em prol da valorização dos engenheiros agrônomos. Graças a atuação dos profissionais da agronomia, o agronegócio tanto no Paraná quanto no Brasil teve um expressivo avanço, contribuído significativamente para o crescimento do país”, ressaltou.

 

Folha Agricóla

 

Nosso Parceiro:casa-do-arroz-banner-tv5-1-700x430

77 9 9926-6484 / 77 9 9979-1856