14 maio de 2025
Brasil – Pecuária – Com olhar estratégico, Confinar mostra como gestão e tecnologia impulsionam resultados na pecuária

Teve início nesta terça-feira (13), em Campo Grande (MS), a 12ª edição do Confinar, um dos principais eventos da pecuária de corte do país. Com um público formado por produtores, técnicos e empresas do setor, o primeiro dia de evento foi marcado por palestras que apontaram caminhos práticos para atravessar a fase de baixa do ciclo pecuário, com foco em planejamento, eficiência produtiva e valorização das pessoas.

A programação começou com a palestra “Perspectivas e oportunidades para o mercado pecuário”, ministrada pela médica veterinária e economista Lygia Pimentel, fundadora da Agrifatto. Ela destacou que os momentos de baixa são também oportunidades de posicionamento estratégico. “O mercado é cíclico. Em momentos de alta, o boi gordo pode se valorizar até 40%. Para o criador, é a hora de investir em genética. Para o terminador, a janela de troca ainda está aberta”, afirmou. Lygia reforçou que a construção de caixa e o planejamento nos momentos difíceis são determinantes para aproveitar a próxima alta.

Na sequência, o médico veterinário e diretor do Instituto Inttegra, Antônio Chacker, apresentou a palestra “Fase de baixa x fase de alta – qual o perfil e o que fazem os produtores de sucesso em cada momento do ciclo?”. Ele compartilhou experiências práticas com sistemas de confinamento de cama sobreposta, destacando ganhos em eficiência zootécnica e uso de subprodutos como fertilizantes. “Em três ciclos, temos um animal produzido, outro adubando o solo e ainda geramos economia. Em cinco anos, os resultados aparecem com força”, explicou.

Encerrando a manhã, a pesquisadora Fernanda Macitelli Benez, professora da UFMT e pós-doutora em Comportamento e Bem-Estar Animal, ministrou a palestra “Fatores ambientais e de manejo que afetam o bem-estar dos bovinos e o lucro do confinamento”. Ela defendeu que, além da técnica, é preciso investir no desenvolvimento emocional das equipes. “O mínimo que temos que ter é poder saber onde gastar, onde economizar, cumprir orçamento e, acima de tudo, ter orgulho. O orgulho da equipe, da gestão, do software, do processo. Agora é a hora do orgulho”, declarou. Fernanda reforçou que bem-estar animal não é só estrutura, mas também percepção, sensibilidade e manejo adequado.

À tarde, o painel “A evolução do sistema produtivo do Grupo EMA Agropecuária e da Fazenda Santa Clara da Lagoa” encerrou o primeiro dia, com apresentações de Daniel de Barros Marinho (sócio-diretor do Grupo EMA) e Ricardo Goulart (sócio-diretor da Agropecuária Santa Clara da Lagoa). Eles compartilharam avanços na organização dos sistemas, uso de indicadores, melhoria da ambiência e profissionalização da gestão.

Programação segue nesta quarta-feira
O Confinar continua nesta quarta-feira (14), com palestras sobre recria intensiva, estratégias nutricionais, manejo de pastagens e gestão internacional. Estão confirmadas as participações de nomes como Flávio Dutra de Resende (APTA Regional Colina/SP), Luiz Ferraretto (Universidade de Wisconsin-Madison), Paulo Carvalho (UFRGS), Alberto Asato(Diretor do Sindicato Rural da Bolívia) e Ricardo Arantes (Fundador da TRI Comunicação).

Sobre o Confinar
Realizado pela BeefTec, o Confinar é um dos maiores eventos técnicos da pecuária de corte nacional. Em sua 12ª edição, acontece nos dias 13 e 14 de maio de 2025, no Bosque Expo, em Campo Grande (MS). A programação reúne especialistas, produtores, técnicos e empresas para debater intensificação sustentável, gestão, inovação e bem-estar animal na produção de carne bovina.
Mais informações: www.confinar.net.br

Fonte: Confinar

Oferecimento:

77 9 9926-6484 / 77 9 9979-1856