06 abr de 2018
Brasil – Pesquisa da Embrapa – Embrapa marca presença em evento técnico no interior tocantinense

Nos próximos dias 13 e 14 de abril, acontece em Almas, região Sudeste do Tocantins, a AgroAlmas 2018. O evento teve a primeira edição há três anos como dia de campo sobre integração lavoura-pecuária-floresta (ILPF), uma das linhas técnicas do Plano ABC, que preconiza o uso de tecnologias visando à prática de uma agricultura de baixa emissão de carbono. Desde então, cresceu e agora incorporou a temática da piscicultura. Serão dois dias de campo: um sobre piscicultura no primeiro dia e outro sobre bovinocultura, no dia 14. Haverá ainda circuitos de palestras e exposições permanentes.

 

A Embrapa é uma das instituições organizadoras do evento, que tem à frente o Instituto de Desenvolvimento Rural do Estado do Tocantins (Ruraltins). Pesquisadores e técnicos da Embrapa vão participar da AgroAlmas 2018 como palestrantes e responsáveis por estações técnicas. Um dos temas, que vai ser abordado no dia de campo sobre piscicultura, é a qualidade dos alevinos. “Em parceria com a Fazenda São Paulo, abordarei pontos relevantes de identificação individual dos reprodutores do plantel, importância das análises genéticas ao iniciar um plantel, controle de parentesco, zootécnico e direcionamento de acasalamentos”, explica Luciana Shiotsuki, pesquisadora da Embrapa e uma das pessoas que estará à frente dessa estação técnica.

 

Ainda no dia de campo sobre piscicultura, marcado para acontecer no Pescados Piracema, um dos frigoríficos de Almas, haverá estação técnica sobre despesca e insensibilização. Os pesquisadores Patrícia Chicrala e Leandro Kanamaru, também da Embrapa, estarão à frente desse tema. Há, ainda, duas estações técnicas: uma sobre manejo alimentar e nutrição e outra sobre frigorífico e agregação de valor.

 

Bovinocultura, ABC e ILPF – Já como parte do segundo dia de campo, programado para a Fazenda Pindoba, no município vizinho de Dianópolis, uma das estações técnicas vai tratar de cultivares de capim da Embrapa. Quem vai falar sobre o assunto é Pedro Alcântara, zootecnista da empresa. Segundo ele, os participantes vão ter acesso às “principais características dos novos materiais forrageiros da Embrapa, os quais se apresentam como alternativas para a diversificação de pastagens. É extremamente importante para o produtor entender o posicionamento que cada cultivar deve ter dentro do seu sistema de produção, evitando frustrações e aumentando a possibilidade de auferir lucro com a adoção destas tecnologias”.

 

Além do dia de campo sobre bovinocultura, Pedro vai participar do Circuito da Pecuária Sustentável, marcado para o Colégio Agropecuário de Almas. Ele vai falar a respeito da atuação da Embrapa no Plano ABC no Tocantins. “Serão apresentados os projetos relacionados à transferência de tecnologias do Plano ABC coordenados pela Embrapa e o produtor saberá como pode se tornar um parceiro dessa rede”, conta.

 

Outro palestrante desse circuito é Cláudio Barbosa, também zootecnista da Embrapa, que vai falar sobre integração lavoura-pecuária-floresta. Segundo ele, os participantes “serão informados sobre que é a ILPF (conceito), quais são as suas modalidades, que práticas conservacionistas e benefícios o sinergismo da integração de diferentes atividades traz para o ambiente, para as pessoas e para o bolso do produtor (sustentabilidade)”. Cláudio continua dizendo que haverá “relato de casos de sucesso de implantação e condução de áreas em propriedades que já adotam ILPF e demonstração de resultados agronômicos, zootécnicos e econômicos positivos e superiores da ILPF em comparativo a sistemas não integrados ou monocultivos e a quem recorrer (assistência técnica e consultoria) em caso de interesse por adotar tais tecnologias”.

 

Divulgação – Além da Embrapa e do Ruraltins, são organizadores da AgroAlmas 2018 o Colégio Agropecuário de Almas, o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), as secretarias estaduais do Desenvolvimento da Agricultura e Pecuária e da Educação, Juventude e Esportes, a Prefeitura Municipal de Almas, o Banco da Amazônia e a Fazenda Galiléia.

 

Acesse a programação completa dos dois dias do evento clicando neste link. O cartaz de divulgação do evento pode ser acessando clicando-se aqui. A seguir, alguns pequenos vídeos com participantes da AgroAlmas falando sobre o evento.

Videochamada Andrey Costa

Videochamada Érika Jardim

Videochamada João Filho

Videochamada João Gomes

Videochamada Leandro Sokolovicz

Videochamada Maurício Bassani

Videochamada Pedro Alcântara

Videochamada Thiago Menezes

Videochamada Thiago Tardivo

Videochamada Thiago Túlio

Clenio Araujo (6279/MG)
Embrapa Pesca e Aquicultura
pesca-e-aquicultura.imprensa@embrapa.br
Telefone: (63) 3229-7836

 Fonte: Embrapa
Oferecimento:
77 9 9926-6484 / 77 9 9979-1856