Brasil – Piscicultura – Biosseguridade diminui custos na piscicultura e aumenta qualidade da produção
A Alpha Fish, no Paraná, é exemplo do quanto investir em prevenção e boas práticas produtivas impacta no aumento do valor monetário e de posicionamento do produto
São Paulo, maio de 2025 – Para um sistema de criação de peixes sustentável do ponto de vista financeiro, sanitário e ambiental, é preciso controlar a circulação de patógenos. Os surtos de doenças são uma ameaça à rentabilidade e viabilidade das instalações de aquicultura. Por isso, é fundamental aplicar rigorosamente as práticas de biosseguridade, que incluem medidas físico-químicas e de manejo. Para a Alpha Fish, localizada em São Jorge d’Oeste, no Paraná, o controle preciso de todas as etapas e as ações preventivas são sinônimos de economia e qualidade.
O médico-veterinário Guilherme Viesba, gerente de bioflocos na Alpha Fish e responsável pela sanidade no local, pontua que, quando se trabalha com prevenção, os custos com medicamentos e demais soluções representam um percentual pequeno dentro do faturamento. “Diferentemente, quando se trabalha no modo curativo, quando já está tendo a doença e níveis de mortalidade, os impactos financeiros são altos. Prevenção gera economia. Com os dados na mão e uma boa gestão dos processos, evita-se gastos no futuro”, diz.
Ainda segundo ele, quando existem protocolos bem definidos, é possível ter um ganho de peso maior dos animais, conversão alimentar abaixo do que tem historicamente em campo, maior taxa de sobrevivência dos peixes e mais valorização no mercado. A Alpha Fish, que começou a operar em 2021 e tem um plano de negócios que prevê atuação na cadeia inteira de produção da tilápia, passando pelos insumos, alevinos até o aproveitamento de carcaça, pele e colágeno, estima redução de gastos com a aplicação consistente de práticas de biosseguridade.
“A gente controla e avalia tudo. Ainda são poucas as empresas e os produtores de peixe que fazem isso. Aqui, acompanhamos todos os processos: genética, ração, vacinas, desinfecção. Temos controle de cada etapa. Então, em situações de alerta, sabemos exatamente onde o problema se encontra”, destaca Renato Matos, gerente da Alpha Fish, empresa que atualmente tem tanques-rede e trabalha com 2,8 milhões de peixes, com capacidade de produção de 380 toneladas por mês. O foco do empreendimento está na conquista de peixes com alto padrão de qualidade, mais robustos e saudáveis, e as práticas de biosseguridade são essenciais nessa trajetória.
Divulgação Alpha Fish
André Blanch, agrônomo e gerente de mercado de Aquicultura da MSD Saúde Animal, reforça a importância desse olhar preventivo. “Boas práticas de produção são essenciais para o sucesso da piscicultura, para a saúde dos peixes, para as pessoas envolvidas e, inclusive, para a preservação do meio ambiente. É primordial o correto manejo na piscicultura, bem como a prática de ações preventivas para evitar a entrada e circulação de patógenos. Limpeza e desinfecção de estruturas e utensílios, controle dos fluxos de pessoas e veículos e controle da qualidade da água são exemplos de medidas de biosseguridade.”
Parceira da Alpha Fish, a biofarmacêutica oferece ao empreendimento imunizantes, como a primeira vacina brasileira para prevenção e controle de Iridovírus, a AQUAVAC® Irido V, que também foi responsável por controlar na propriedade a ação de bactérias oportunistas como a Edwardisiella, e um desinfetante específico para piscicultura. Inclusive, André afirma que era comum ao setor o uso de desinfetantes de outras espécies para a higienização das estruturas, mas agora há a possibilidade de realizar uma desinfecção adequada para essa cadeia com um produto específico para a atividade.
“O Omnicide Aqua foi testado em eficácia contra os principais patógenos que atualmente estão presentes na aquicultura. Com atividade de amplo espectro, é efetivo contra vírus, bactérias e fungos e tem ação residual de longa duração”, diz o agrônomo.
Controle, prevenção e resultados
Produtora de tilápias em tanques-rede, a Alpha Fish acredita que a biosseguridade é pilar básico para o sucesso de toda empresa. “Um problema sanitário pode destruir uma trajetória de anos. Com sanidade não se brinca. Se você não estiver com a biosseguridade em dia, está fadado a ter uma empresa com mais chances de falir”, afirma Guilherme.
O médico-veterinário ainda pontua que a parceria com a MSD Saúde Animal vem ao encontro desse posicionamento preventivo, auxiliando o seguimento e as especificações dos protocolos. “O uso do desinfetante específico e as vacinas aplicadas integram as ações fundamentais para reduzir a mortalidade, melhorar o desempenho zootécnico, diminuir a pressão sanitária e o aparecimento de doenças oportunistas. Exemplo do resultado desse trabalho é que, na engorda, temos uma média de 3,8 milhões de peixes e uma mortalidade de 0,03%. É uma taxa muito baixa”, detalha.
Guilherme também ressalta que não dá para esperar o problema bater à porta, é preciso prevenir. “Nossas práticas nos permitem rendimento de carcaça, qualidade do produto, menor uso de antimicrobiano – sem resistência, entre outros benefícios. Com esse trabalho minucioso e focado em sanidade, recuperamos cada real investido. A qualidade se paga.”
Divulgação Alpha Fish
Sobre a MSD Saúde Animal
Há mais de 130 anos, a MSD cria invenções para a vida, trazendo ao mercado medicamentos inovadores para combater as doenças mais desafiadoras. A MSD Saúde Animal, uma divisão da Merck & Co., Inc., é a unidade global de negócios de saúde animal da MSD. Por meio do seu compromisso com a Ciência para Animais mais Saudáveis, a MSD Saúde Animal oferece a médicos-veterinários, pecuaristas, donos de pets e governos uma grande variedade de produtos farmacêuticos veterinários, vacinas, soluções e serviços de gestão de saúde, além de um amplo conjunto de tecnologia conectada que inclui produtos voltados à identificação, à rastreabilidade e ao monitoramento. A MSD Saúde Animal é dedicada a preservar e melhorar a saúde, o bem-estar e o desempenho dos animais e das pessoas. Investe amplamente em recursos de P&D e em uma cadeia de suprimentos moderna e global. A empresa está presente em mais de 50 países e seus produtos estão disponíveis em cerca de 150 mercados. Para obter mais informações, visite nosso site e conecte-se conosco no LinkedIn, Instagram e Facebook.