31 maio de 2019
Brasil – Piscicultura – International Fish Congress & Fish Expo Brasil: o mercado está pra peixe

Prova disso é a grande mobilização cadeia do pescado em torno do primeiro congresso internacional e feira do aquanegócio que será realizado em Foz do Iguaçu, PR no mês de setembro

A produção de peixes tem um enorme potencial de crescimento no Brasil. O consumo da proteína não passa de 10 kg per capita/ano, abaixo do que a OMS preconiza como ideal, de 12 kg/ano. O crescimento da produção está proporcionando ao brasileiro, pouco a pouco, pôr mais peixe na mesa. Dados da Emater-PR indicam que a piscicultura cresce a taxas de 20% ao ano no oeste do Estado. Mas, produtores de todas as regiões do país também investem no potencial da atividade. Paralelo a isso estimativa é que para 2030 a aquicultura contribua com 60% do pescado para consumo humano e sua produção supere a pesca (54%), segundo o relatório (SOFIA 2018). O State of The World Fisheries and Aquaculture – SOFIA, publicado a cada dois anos pela Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO/ONU), destaca ainda que a contribuição da aquicultura para a produção global de pescado para alimentação atingiu 46,8%, saindo de 25,7% nos anos 2000.

Visando fomentar o crescimento de um dos setores produtivos com maior potencial de crescimento, a turística Foz do Iguaçu, no Paraná, recebe entre 17 e 19 de setembro de 2019, o International Fish Congress & Fish Expo Brasil, evento voltado para a produção de espécies de água doce. O IFC reunirá todos os elos da cadeia produtiva em um só tempo e lugar com congresso Internacional, feira e rodadas de negócios acontecendo simultaneamente. Empresários, investidores, aquicultores, armadores de pesca, agentes do mercado (varejo e food service), prestadores de serviços, fornecedores, dirigentes, profissionais do setor e formadores de opinião compõe o público alvo do evento.

De acordo com o Chairman do Congresso, o Ex. Ministro da Pesca Altemir Gregolin “O ineditismo do evento inicia ao unir os elos da cadeia do pescado para juntos tratarem do desenvolvimento do setor. Entidades ( ABIPESCA, PEIXE BR, ABRAPES, SINDIPI, ABCC, ABRAS) e Governo (Ministério da Agricultura via Secretaria de Aquicultura e Pesca – SAP), estarão discutindo como tornar o Brasil um importante player mundial do setor de pescados. Para isso, estamos acionando as embaixadas dos principais países produtores, exportadores, investidores e possíveis importadores para rodada de negócios e para apresentar o que o Brasil tem de mais avançado e de qualidade na produção dessa proteína nobre, que pode ser o próximo marco brasileiro na balança comercial. Além disso, serão tratados dos temas técnicos mais relevantes para o setor com a participação de conferencistas de renome nacional e internacional” explica.

Fish Expo Brasil

Durante o evento será realizada ainda uma feira de negócios, a Fish Expo Brasil com empresas de tecnologia, equipamentos, nutrição e sanidade para a cadeia do pescado. A Diretora Executiva da Fish Expo Brasil a empresária e organizadora de eventos do agronegócio Eliana Panty destaca as inovações e o ambiente de negócios que foi criado para o evento “Buscamos ter na feira tecnologias inéditas e criadas por empresas em sintonia com o crescimento desse setor, percebemos a oportunidade diante do crescimento da produção, mas também da demanda por informações e tecnologias. Teremos as maiores empresas de nutrição do segmento, com soluções nutricionais focadas na produção de precisão e alta densidade, reuniremos empresas de sanidade com vacinas que previnem as principais enfermidades que afetam a produção, e teremos ainda empresas que estão investindo em pesquisa de vacinas adaptadas à realidade de campo brasileira – as vacinas autógenas. Saindo do setor produtivo já temos confirmadas empresas de equipamentos de transporte, tecnologias para fabricas de ração e de processamento de carne de peixe, com linha completas de abate. Para fechar essa cadeia reuniremos investidores e supermercadistas, com o objetivo de gerar negócios em todas as etapas da cadeia”, finaliza Panty.

Informações qualificadas

O evento apresentará discussões relevantes para a aquicultura e pesca com nomes internacionais do setor. Os participantes também terão a oportunidade de conhecer o posicionamento e estratégias dos grandes players mundiais do pescado, como Noruega, China, Espanha e Chile. O congresso abrirá espaço ainda para apresentação de trabalhos científicos, coordenado pelas universidades: UNILA, Unioeste, UFPR, UFFS e IFPR.

O impacto do perfil e tendências do consumo na cadeia produtiva serão temas discutidos no IFC, referenciando a produção sustentável e a certificação. Além das estratégias e políticas para transformar o Brasil em um grande player mundial de pescados. Empresas e cooperativas do setor também debaterão a organização da cadeia produtiva e como torná-la mais competitiva e sustentável. O IFC também abrirá espaço para discutir a competitividade da tilápia e as oportunidades do Brasil com os peixes amazônicos. Entre outros temas, a indústria 4.0, as oportunidades e os riscos para o setor de pescados.

Sobre o International Fish Congress

Com o lema “Das águas ao consumo” o evento tem o apoio das principais entidades do setor ABIPESCA – Associação Brasileira da Indústria da Pesca, PEIXEBR – Associação Brasileira da Piscicultura, SINDIPI – Sindicado dos Armadores e Indústria da Pesca, ABRAPES – Associação Brasileira de Fomento ao Pescado e ABPA – Associação Brasileira de Proteína Animal,CNA/SENAR e ABRAS – Associação Brasileira de Supermercadistas. As discussões tem o apoio da FAO – Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação e MAPA através da Secretaria da Aquicultura e Pesca. Entre os apoiadores estão ainda BRDE – BRDE – Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul, Fundação Terra, Governo do Estado do Paraná, ADAPAR e EMATER. O evento tem ainda o apoio científico da UNILA, UNIOESTE, UFFS, UNIVALI e Instituto Federal Paraná Campus Foz do Iguaçu e Copacol.

Informações:

International Fish Congress e Fish Expo Brasil

Quando: 17 a 19 de setembro

Onde: Centro de Eventos Maestra, Cataratas Resort, Foz do Iguaçu, Paraná

Saiba mais: http://www.internationalfishcongress.com.br/inicial

 

Oferecimento:

77 9 9926-6484 / 77 9 9979-1856