31 dez de 2016
Brasil – Previsão do tempo – Como fica o tempo na virada e em janeiro?

Confira a previsão especial para este Ano Novo

O ano vai terminar com muita chuva na hora da virada principalmente entre Santa Catarina e o Paraná, incluindo as capitais destes dois estados. Tudo por causa da presença de áreas de instabilidade que vão avançar para o Sudeste do Brasil. Perto da meia-noite, a chance de chuva é maior no Sudeste em parte do litoral sul de São Paulo.

No último dia de 2016 há risco para granizo no sul de Mato Grosso do Sul. Entre o Norte e o Nordeste, as pancadas de chuva se concentram durante a tarde. Amazonas e Acre seguem com os maiores acumulados do dia 31

Como será janeiro? 

Entre o norte do Rio de Janeiro e Sergipe a chuva vai ficar abaixo da média em janeiro. Por outro lado, a chuva vai ter volumes acima do normal desde o norte do Rio Grande do Sul até a costa norte do Nordeste passando pelo interior de Santa Catarina, Paraná, São Paulo, sul do Rio de Janeiro, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Triângulo Mineiro, sul de Minas Gerais, oeste de Goiás e de Tocantins. Isso vale também para boa parte da Região Norte, Maranhão e litoral dos estados do Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba e Pernambuco.

“A chuva no Sul será mais intensa apenas na primeira quinzena do mês”, diz Maria Clara Sassaki, meteorologista da Somar. A temperatura seguirá o padrão da chuva. Áreas mais secas terão temperatura acima da média com valores até 2°C mais elevados que o normal entre o nordeste da Bahia e o interior dos Estados de Alagoas e Sergipe. Por outro lado, a temperatura ficará mais baixa que o normal na Região Norte, especialmente ao longo da linha do Equador, além do interior da Região Sul, oeste de São Paulo, Mato Grosso do Sul e oeste e sul de Mato Grosso.

 

Chuvas e temperaturas registradas em dezembro

 

Dezembro foi marcado por chuvas mais frequentes entre o Norte, Centro-Oeste, Sudeste e Sul do País por conta do fortalecimento das chuvas mais tropicais e também por conta da instalação de um bloqueio atmosférico no Oceano Pacífico no final de dezembro. O bloqueio manteve as frentes frias na costa da Região Sul.

De modo geral, os acumulados ficaram muito acima da média entre o norte do Mato Grosso, leste do Amazonas, norte e oeste do Pará e Amapá. As precipitações também ficaram acima do normal, na maior parte do Sul, no centro do Mato Grosso, oeste de São Paulo, sul do Mato Grosso do Sul, grande parte da Região Sul e faixa central do Piauí. Por outro lado, a atuação de um Vórtice Ciclônico de Altos Níveis entre o Nordeste e o Sudeste deixou chuva abaixo da média entre Goiás, Distrito Federal, norte mineiro e maior parte da Bahia. Com relação às temperaturas, as madrugadas ficaram próximas da média no Sul, Sudeste e Centro-Oeste, com exceção do noroeste de Minas Gerais, onde fez até 3ºC acima do normal.

No Norte e Nordeste, o desvio positivo oscilou entre 1ºC e 3ºC. As tardes ficaram entre 2ºC e 4ºC menos quentes que o normal no norte do Rio Grande do Sul, em Santa Catarina e Paraná, no norte de Mato Grosso do Sul e em boa parte de Mato Grosso. Por outro lado, em Porto Alegre, em São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Goiás, Distrito Federal, Tocantins, Roraima e em todo o Nordeste, a temperatura ficou entre 2ºC e 4ºC mais elevada que o normal.

Pryscilla Paiva, editora de Tempo do Canal Rural

 

Canal Rural

 

Oferecimento:15591272_1012522228852962_7867498233243208684_o

77 9 9926-6484 / 77 9 9979-1856