25 fev de 2017
Brasil – Previsão do tempo – Confira a previsão do tempo para este Carnaval

Chuvas serão generalizadas entre o Sudeste e o Centro-Oeste

February 24, 2017 19:31  |  Redação – Canal Rural

Sul

 

No sábado, dia 25, o ar mais seco volta a ganhar força sobre a maior parte do Rio Grande do Sul e o sol predomina entre nuvens. Durante a tarde, a temperatura segue elevada em todos os municípios, assim como o índice de radiação ultravioleta. Entre o Paraná e Santa Catarina, a maior parte do dia será quente e aproveitável, mas áreas de instabilidade ganham força e ainda há condição para pancadas de chuva com trovoadas. A região preferencial para chuva mais intensa fica entre o centro e o norte do Paraná.

No domingo, dia 26, a chuva diminui sobre a região Sul, mas ainda persiste. Ainda ocorrem pancadas, de forma mais isolada, sobre o Paraná e parte do norte e leste de Santa Catarina. Por outro lado, no Rio Grande do Sul, o tempo seco ganha força, garantindo as atividades ao ar livre. Além disso, nesta área os ventos sopram de maneira moderada e constante ao longo de todo o dia. Porém, este vento não é suficiente para deixar as temperaturas máximas mais baixas.
Sudeste

 

No sábado, uma frente fria bem afastada no oceano ajuda a organizar umidade sobre parte do Sudeste, o que favorece o aumento da nebulosidade e a condição para pancadas de chuva no estado de São Paulo e no Rio de Janeiro, além do sul, centro e oeste de Minas Gerais. Em todo o Sudeste tem potencial para rajadas de vento e descargas elétricas. As temperaturas diminuem um pouco em relação aos últimos dias, mas a sensação de tempo abafado persiste. Por fim, entre o Espírito Santo e o leste e norte de Minas Gerais, o tempo fica firme e ensolarado, por conta do centro de um Vórtice Ciclônico de Altos Níveis que se desloca do Nordeste para estas áreas.

No domingo, a previsão é de chuva generalizada entre o estado de São Paulo, Rio de Janeiro e metade sul de Minas Gerais, que ocorre preferencialmente no período da tarde e início da noite e pode ser mais forte e duradoura. Não se descartam transtornos em áreas de risco. Ainda, a volta da chuva e das nuvens diminui a temperatura máxima nestas áreas e o calor é amenizado. A chuva se espalha em forma de pancadas mais isoladas também para o leste e norte mineiro e o Espírito Santo.

 

Centro-Oeste

 

No sábado, uma frente fria bem afastada no oceano ajuda a organizar umidade sobre o interior do Brasil e chove de forma generalizada sobre o Centro-Oeste. A chuva ocorre com maior intensidade e a qualquer momento entre o norte de Goiás e o norte Mato Grossense. Nestas áreas, inclusive, a temperatura ficará um pouco mais amena. No restante da região, as pancadas ocorrem à tarde e o calor predomina.

No domingo, as áreas de instabilidade aumentam sobre o interior do Centro-Oeste por causa de um canal de umidade da Amazônia e há risco para chuva forte entre o norte de Mato Grosso do Sul, sul de Goiás e o interior de Mato Grosso. Nestas áreas, as temperaturas ficam mais baixas em relação aos dias anteriores. Nas demais áreas, também chove, mas na forma de pancadas mais isoladas e o tempo segue abafado.

 

Nordeste

 

No sábado de Carnaval, o tempo fica completamente seco entre o centro e leste da Bahia, em Sergipe, Alagoas e sul de Pernambuco. No restante da região tem previsão para pancadas de chuva que, desta vez, ocorrem com mais intensidade entre o oeste da Bahia e o Maranhão. Durante o dia o calor predomina em toda a região.

No domingo, a distribuição da chuva praticamente não muda e as pancadas continuam se espalhando entre o oeste e norte da região. Os maiores volumes de água devem ser registrados entre o oeste da Bahia, Piauí e Maranhão. O tempo fica completamente seco entre o leste da Bahia, Sergipe e Alagoas. As temperaturas seguem elevadas e mesmo onde chove, o calor predomina.

 

Norte

 

No sábado continua chovendo em toda a região Norte, mas de uma forma geral, a chuva ocorre na forma de pancadas alternadas com períodos de melhoria. O tempo fica mais fechado e com chuva a qualquer momento entre o Acre, Rondônia e Amazonas. Há novamente risco para transtornos por causa do alto volume de água e nestas áreas a temperatura não sobe tanto como no restante da região.

No domingo, os volumes de água que atingem Acre, Rondônia e Amazonas seguem expressivos e há risco para transtornos em algumas localidades. Além disso, as temperaturas seguem mais amenas em parte destes Estados. Também há risco de chuva forte sobre o litoral do Amapá. Nas demais áreas, as pancadas serão mais isoladas e o calor predomina.

Pryscilla Paiva, editora de Tempo

 

Oferecimento:folder tapetes net

77 9 9926-6484 / 77 9 9979-1856