15 jan de 2017
Brasil – Previsão do tempo – Confira a previsão do tempo para este fim de semana

Sul

No sábado, dia 14, a aproximação de uma frente fria espalha fortes pancadas de chuva, entre a tarde e a noite, sobre grande parte do Rio Grande do Sul. O tempo fica seco no noroeste, norte e parte da região serrana do estado.

 

Entre Santa Catarina e Paraná, o tempo seco predomina. Apenas em algumas cidades do Paraná, que fazem divisa com São Paulo, podem ocorrer pancadas de chuva de forma muito rápida e isolada no final do dia.

 

As temperaturas seguem elevadas em toda a região Sul, e o calor será intenso no período da tarde, principalmente no meio oeste dos estados.

 

No domingo, dia 15, a presença de uma frente fria e uma área de baixa pressão atmosférica, entre o Uruguai e o norte da Argentina, provocam chuva forte entre o sul e oeste gaúcho. Há risco de tempestades, mas com mais intensidade, no período da tarde.

 

Áreas de instabilidade também provocam pancadas de chuva entre o Vale do Itajaí, o leste e o norte paranaense no final do dia. No interior da região, o tempo permanece seco e muito quente.

 

Sudeste

 

No sábado, o sistema de baixa pressão atmosférica no litoral do Sudeste continua organizando um corredor de umidade da Amazônia, que espalha instabilidades e chuva sobre toda a região.

 

O volume de água será alto entre o leste mineiro, Rio de Janeiro e sul capixaba. Em São Paulo, as pancadas de chuva serão bem mais isoladas e rápidas. As temperaturas seguem mais amenas na área central da região por causa da chuva. Já sobre o oeste paulista e norte mineiro o calor será intenso.

No domingo, o corredor de umidade da Amazônia segue atuando e provoca pancadas de chuva em todo o Sudeste. Os maiores volumes de água serão registrados em Minas Gerais.

 

Nas demais áreas, as pancadas serão isoladas e alternadas com períodos de melhoria. Em São Paulo o calor aumenta. Já, entre o interior de Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo, as temperaturas seguem um pouco mais amenas.

 

Centro-Oeste

 

No sábado, o tempo segue mais nublado e com pancadas de chuva alternadas com períodos de melhoria entre Mato Grosso e Goiás. Em Mato Grosso do Sul, o tempo seco predomina na metade sul do estado e apenas no norte ocorrem pancadas isoladas e rápidas de chuva.

 

As temperaturas seguem elevadas e o calor será intenso em Mato Grosso do Sul. Já em Mato Grosso, Goiás e no Distrito Federal, o calor não será tão forte como nos últimos dias por causa do tempo mais fechado.

 

No domingo, as condições do tempo seguem muito parecidas com as do sábado. Chove de forma mais abrangente entre Mato Grosso e Goiás, onde as temperaturas seguem um pouco mais baixas em relação aos últimos dias.

 

Os maiores volumes de água serão registrados no centro e norte de Goiás. Em Mato Grosso do Sul, o tempo fica seco, faz muito calor na metade sul do estado e chove isoladamente no norte.

 

Nordeste

 

No sábado, a chuva continua sobre Maranhão, Piauí, oeste e sul do Ceará, oeste de Pernambuco e metade oeste e sul da Bahia. Pancadas mais isoladas atingem também o litoral entre a Bahia e a Paraíba.

 

Nas demais áreas, o sol segue predominando durante todo o dia. À tarde, as temperaturas seguem elevadas e faz calor em toda a região.

 

No domingo, as áreas de instabilidade se espalham sobre o Nordeste e provocam chuva sobre a maior parte da região. Há previsão, inclusive, para altos volumes de água entre o oeste da Bahia, sul do Piauí e do Maranhão.

 

O tempo fica seco apenas em parte do leste e norte do Rio Grande do Norte. Mesmo com o aumento das chuvas, o calor continua.

 

Norte

 

No sábado, pouca coisa muda na região. As instabilidades tropicais ainda se espalham por todos os estados. A chuva é em forma de pancadas e ocorre preferencialmente no período da tarde, por conta do calor e da umidade.

 

Sobre o Amapá e norte do Pará, a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) segue atuando e trazendo chuva para essas áreas. O calor predomina em toda a região.

 

No domingo, a chuva continua sobre todos os Estados e ocorre alternadamente, com períodos de melhoria, por isso o calor segue predominando. Os volumes de água devem aumentar sobre a faixa leste da região, principalmente sobre o Tocantins.

 

Pryscilla Paiva, editora de Tempo do Canal Rural

 

Parceiro do site ioeste:folder tapetes net

77 9 9926-6484 / 77 9 9979-1856