26 nov de 2016
Brasil – Previsão do tempo – Fim de semana traz chance de granizo no RS, MT e GO

As chuvas voltam ao MS no domingo, para o alívio de muitos produtores

Neste sábado, dia 26, um sistema de baixa pressão atmosférica entre o Paraguai e a Argentina é o principal responsável pela ocorrência de chuva na região Sul. A chuva acontece em forma de pancadas desde o oeste gaúcho até o norte paranaense.

Já, do oeste ao centro do Rio Grande do Sul, a chuva é muito mais forte e com acumulados bastante elevados. Há expectativa de rajadas de vento e eventuais quedas de granizo.

No domingo, dia 27, a chuva ganha intensidade e vem em forma de temporais em boa parte da Região. Esses temporais trazem ventos fortes e não se descarta novamente queda de granizo em algumas áreas.

Atenção especial para o risco de transtornos, como alagamentos e transbordamentos de córregos e rios, por conta do elevado volume de água no Rio Grande do Sul e extremo sul catarinense.

No Sudeste, o tempo vai contribuir para as atividades de campo ao longo do fim de semana. A chuva diminui no Espírito Santo, mas, entre São Paulo e Minas Gerais, são esperadas pancadas de chuva mais fracas e isoladas em relação aos dias anteriores.

No domingo chove entre São Paulo, Minas Gerais, sul do Rio de Janeiro e noroeste do Espírito Santo. Como as temperaturas sobem no interior da região, as pancadas podem vir com mais intensidade e acompanhadas por eventuais quedas de granizo, principalmente no oeste e sul de São Paulo.

Vale ressaltar que os volumes de água mais elevados ocorrem no oeste e extremo norte mineiro.

No Centro-Oeste, o sábado segue com tempo instável e com pancadas de chuva em diversas áreas. Novamente, chove forte no Mato Grosso e leste de Goiás.

Há risco de temporais com potencial para eventuais quedas de granizo. No domingo, novamente há potencial para temporais com queda de granizo em diversas áreas.

Até mesmo em Mato Grosso do Sul, volta a chover de maneira mais expressiva, o que é uma excelente notícia para os produtores. Os maiores acumulados de precipitação se concentram na faixa leste de Goiás.

No sábado a situação pouco muda no Nordeste e no Norte. Continua chovendo de maneira mais intensa no sul da Bahia e começa a avançar no leste deste mesmo estado, graças à atuação de uma frente fria. No sudoeste do Maranhão também chove, só que de maneira mais fraca e isolada.

No Norte, a chuva ganha força no Amazonas. No domingo, somente entre o leste do Pará e o oeste do Amapá, sudeste do Pará e em grande parte do Tocantins é que o tempo volta a ficar mais firme.

Pryscilla Paiva, editora de Tempo do Canal Rural

 

Parceiro do site ioeste:irriga

77 9 9926-6484 / 77 9 9979-1856