PREVISÃO PARA O BRASIL SEGUNDA-FEIRA, DIA 17
SUL
Na segunda-feira o sistema avança em direção ao Sudeste, mas ainda deixa nebulosidade espalhada pelo Paraná e do centro ao leste catarinense. As pancadas agora são de fraca intensidade, e ocorrem preferencialmente entre a tarde e a noite. No litoral gaúcho os ventos úmidos do mar favorecem a formação das nuvens e também há expectativa de chuva fraca. Nas demais áreas da Região não chove. As temperaturas não variam muito com relação ao domingo.
SUDESTE
Na segunda-feira as instabilidades se espalham novamente por parte do Sudeste e formam nuvens carregadas em quase todo o estado de São Paulo, exceto nos municípios do norte, também chove no Rio de Janeiro, no sul de Minas Gerais e do Espírito Santo. Nestas áreas tem previsão para pancadas de chuva, mas com baixos volumes, em pontos isolados e sem potencial para transtornos. As temperaturas não mudam muito com relação à tarde de domingo. Na maior parte de Minas Gerais o tempo ainda é firme com sol predominando, assim como no norte capixaba.
CENTRO-OESTE
Na segunda-feira a chuva do Centro-Oeste continua concentrada em grande parte do Mato Grosso e de do Mato Grosso do Sul, com pancadas isoladas ao longo do dia e com baixos acumulados. Em Goiás, no norte do Mato Grosso do Sul e no leste do Mato Grosso, o tempo fica firme. As temperaturas não variam muito com relação aos últimos dias.
NORDESTE
Instabilidades se espalham pela Região Nordeste, além do litoral norte concentrar nuvens carregadas, também chove na faixa norte baiana. Já no interior do Nordeste e no sul da Bahia o tempo é seco ao longo do dia, com predomínio de sol e calor.
NORTE
Apenas no sul do Tocantins é não tem previsão de chuva nesta segunda-feira. Todas as demais áreas do Norte seguem com tempo instável e com pancadas a qualquer hora do dia. Os nuvens mais carregadas agora se concentram entre o Amazonas e o Pará, onde chover com mais intensidade. As temperaturas continuam elevadas na Região.
PREVISÃO PARA O BRASIL TERÇA-FEIRA, DIA 18
SUL
Na terça-feira as instabilidades ainda se espalham pelo interior do Paraná e Santa Catarina, em ambos estados o litoral também chove ao longo do dia devido aos ventos úmidos que sopram do oceano. O Rio Grande do Sul ainda tem predomínio de sol, assim como nas áreas centrais do Paraná e Santa Catarina. As temperaturas da manhã seguem baixas nas regiões serranas, e no leste do Paraná e Santa Catarina a tarde é de temperaturas agradáveis.
SUDESTE
Na terça-feira o tempo ainda é firme em grande parte de Minas Gerais, principalmente no oeste e no norte, alguns municípios do centro de São Paulo também não tem pancadas de chuva no decorrer do dia. As instabilidades se concentram no oeste e sul de São Paulo, leste mineiro e no Rio de Janeiro e Espírito Santo. Temperaturas seguem baixas no sul de Minas Gerais e ao longo da tarde as temperaturas são amenas em praticamente todo o leste da Região.
CENTRO-OESTE
Na terça-feira o tempo pouco muda, agora as pancadas se espalham um pouco mais e volta a chover no norte de Goiás, além do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Enquanto na metade sul goiana o tempo segue firme e apenas com variação de nuvens.
NORDESTE
Pancadas de chuva se espalham do norte baiano até o litoral norte da Região. As pancadas mais expressivas se concentram entre o litoral do Maranhão e Piauí. O sul da Bahia ainda não recebe pancadas de chuva, e o mesmo acontece de Alagoas até a Paraíba. Calor persiste em todos os estados.
NORTE
Condição de tempo pouco muda, as pancadas seguem se espalhando por todos os estados da Região Norte, e as chuvas mais volumosas ocorrem entre o Amazonas, Pará e Roraima. Apenas no extremo sudeste do Tocantins é onde o tempo fica mais firme.
Canal Rural