20 abr de 2024
Brasil – Soja – Percevejos em soja – Manejo da resistência é fundamental para a suscetibilidade das populações

Percevejos em soja

Os percevejos integram o grupo das principais praga agrícolas, acometendo diversas culturas produtoras de grãos. Além dos danos diretos, causados pela redução da produtividade, os percevejos também afetam a qualidade das sementes, reduzindo a qualidade fisiológica delas.

Dentre as principais espécies na cultura da soja, destacam-se os percevejos  percevejo-marrom (Euchistus heros), o percevejo-verde (Nezara viridula), o percevejo verde-pequeno (Piezodorus guildinii). Dentre esses, a espécie com maior potencial em causar danos é o percevejo verde-pequeno (figura 1).

Figura 1. Danos dos principais percevejos em soja.

Os maiores danos em soja são observados quando os percevejos acometem a cultura durante o período reprodutivo, mais especificamente na fase de enchimento de grãos, sendo essa, considerada período crítico a ocorrência dos percevejos. O pico populacional da praga ocorre no final do ciclo da soja, o que torna necessário intensificar o manejo na implantação das culturas sucessoras.

Figura 2. Período crítico e pico populacional de percevejos em soja.

Sobretudo, além de realizar o controle eficiente dos percevejos para evitar perdas de produtividade, é fundamental atentar para o manejo da resistência e suscetibilidade da praga a inseticidas. O uso intensivo de inseticidas de mesmo principio ativo contribui para o aumento da pressão de seleção de indivíduos resistentes, dificultando o controle dos percevejos nas safras subsequentes e acarretando no aumento populacional da praga.

Por natureza, os percevejos apresentam baixa mobilidade migratória, permanecendo próximo as áreas de origem, e/ou até mesmo permanecendo no mesmo talhão. Nesse sentido, conhecer a suscetibilidade das espécies de percevejo presentes nas áreas, bem como adotar estratégias que permitam manejar a resistência dessas pragas e inseticidas, é de suma importância para um controle eficiente dos percevejos nas safras futuras.

Manejo da resistência

Dentre as principais recomendações para o manejo da resistência de percevejos em soja, o Comitê de Ação à Resistência a Inseticidas – Brasil (IRAC-BR), orienta evitar o uso de produtos registrados para o controle dos percevejos nas aplicações de início de ciclo da soja, em que o foco é controlar as lagartas; Realizar o monitoramento aumentando a frequência no final do ciclo vegetativo ao início do reprodutivo, respeitando os níveis de controle recomendados pela para a cultura (Figura 3)

Realizar a rotação de produtos, utilizando inseticidas com modos de ação diferentes e atentar para a suscetibilidade da espécie de percevejo ao inseticida. Além disso, recomenda-se que inseticidas com o mesmo modo de ação ou com resistência cruzada não sejam utilizados em janelas adjacentes ou sequenciais. No entanto, o mesmo modo de ação pode ser usado em janelas alternativas. Para uma melhor prática de gerenciamento de resistência, vários modos de ação eficazes devem ser utilizados em um programa (IRAC-BR)

Figura 3. Níveis de ação para o controle de percevejos em soja.

Adaptado: Roggia et al. (2020)

Vale destacar que, a resistência cruzada ou múltipla entre subgrupos é maior do que entre grupos diferentes. Portanto, a rotação entre subgrupos deve ser evitada e opções alternativas devem ser buscadas para manter a suscetibilidade as pragas (IRAC-BR).


Veja mais: Qual o nível de controle da cigarrinha-do-milho?



Referências:

IRAC-BR. MANEJO DA RESISTÊNICA DO PERCEVEJO-MARROM A INSETICIDAS. Comitê de Ação à Resistência a Inseticidas Brasil. Disponível em: < https://www.irac-br.org/_files/ugd/6c1e70_23289b96aa09446f8e8a4091352aecaf.pdf >, acesso em: 10/04/2024.

IRAC-BR. SOJA: ORIENTAÇÕES PARA O MANEJO DA RESISTÊNCIA A INSETICIDAS. Comitê de Ação à Resistência a Inseticidas Brasil. Disponível em: < https://www.irac-br.org/_files/ugd/6c1e70_2c723ac51efa4bf9b18fe1438470b32c.pdf >, acesso em: 10/04/2024.

ROGGIA, S. et al. MANEJO INTEGRADO DE PRAGAS. Embrapa Soja, Tecnologias de Produção de Soja, Sistemas de produção, n. 17, cap. 9, 2020. Disponível em: < https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/item/223209/1/SP-17-2020-online-1.pdf >, acesso em: 10/04/2024.

Fonte: Mais Soja

Oferecimento:

77 9 9926-6484 / 77 9 9979-1856