03 maio de 2021
Brasil – Tecnologia – 4 benefícios do marketing digital no agronegócio

Ricardo Martins, CEO da TRIWI, diz que a tecnologia se tornou a melhor saída para encurtar as distâncias, otimizar o tempo, reduzir custos, aproximar gerações e reafirmar a capacidade de resiliência do meio rural

Nunca foi tão essencial o uso do marketing digital na agricultura. Já sabemos que a riqueza do agronegócio é um dos pilares mais importantes para a economia brasileira e isso torna-se ainda mais forte com a integração das ferramentas do marketing digital.

Só para se ter uma ideia, os agricultores estão cada vez mais se integrando com os meios digitais, segundo uma pesquisa divulgada pela McKinsey, 85% dos agricultores usam WhatsApp diariamente para fins relacionados à agricultura, mesmo no grupo com menor alfabetização e 71% dos agricultores pesquisados usam canais digitais diariamente para questões relacionadas à fazenda, além da busca de informações, com 97% dos agricultores das novas fronteiras liderando essa tendência. Ainda, a pesquisa mostra que os agricultores brasileiros estão aderindo o digital. 36% os entrevistados fazem compras online para a fazendo e os EUA, 24%. Outro fator importante, mostra que: infraestrutura digital, segurança digital e experiência do usuário são os principais gargalos para maior penetração; apenas 23% têm acesso completo à Internet em toda a operação agrícola.

Marketing Digital e a pandemia, segundo Ricardo Martins, CEO e principal estrategista da TRIWI , a tecnologia tornou-se a melhor saída para encurtar as distâncias, otimizar o tempo, reduzir custos, aproximar gerações e reafirmar a capacidade de resiliência do meio rural. Com a pandemia, os agricultores precisaram se digitalizar e o pós-pandemia a procura será ainda maior. A pandemia acelera a digitalização porque as empresas estão sendo forçadas a adotar mudanças e elas terão que se adaptar a um ambiente de múltiplos canais. Mais do que turbinar o posicionamento na internet, a hora agora é de relacionamento e vendas à distância, cenário que deve ganhar muita força no pós-coronavírus. Para ajudar as marcas do agronegócio no desafio de se conectar com o seu público – agora cada vez mais online.

E como iniciar no marketing digital? “É importante que todo agronegócio antes de iniciar no marketing digital desenvolva um planejamento sólido e consistente. Levando em consideração as ações que envolvem reconhecimento de marca, vendas e relacionamento. Analisar os concorrentes é essencial para entender os pontos fortes e fracos de cada um, é preciso analisar as diversas frentes de atuação, como, por exemplo: site, presença nas redes sociais, atuação com anúncios entre outras frentes. Mapear a atuação e possíveis evoluções da concorrência é fundamental para o apoio estratégico”, explica Ricardo Martins. Além disso, o executivo fala do outro ponto importante – e é o entendimento e mapeamento do público-alvo. Entender suas preferências, comportamentos, como buscam e se relacionam com sua marca e outras marcas são fatores decisivos para o sucesso das suas estratégias digitais.

Ainda, segundo Ricardo, a presença nas redes sociais também é fundamental, o agronegócio domina as redes sociais com atuações que, além de fortalecerem a marca, geram ainda vendas. “O Instagram é um ótimo canal para relacionamento, já o LinkedIn um excelente canal para geração de vendas. Ter um site é fundamental, pessoas buscam diariamente pelo seu produto ou serviço. Se não te encontrarem, certamente vão encontrar seus concorrentes. É isso que você quer? Também não adianta ter qualquer site, é importante que o seu site seja rápido, funcione corretamente em celulares e esteja nas boas práticas do Google”, explica Ricardo Martins. Gerar diferenciação na internet é fundamental, se você não fizer isso seus concorrentes farão e você perderá boas oportunidades de negócios.

Ricardo Martins, aponta 4 benefícios do marketing digital no agronegócio

• Baixo investimento: Uma agência de publicidade ou marketing tradicional, se contratada, custaria um preço altíssimo, o que é péssimo para quem está pensando em investir pela primeira vez. Já no digital, o custo é consideravelmente mais baixo. Porém, ainda assim, é necessário um planejamento;

• Estratégias assertivas: utilizando ferramentas como o SEO (Search Engine Optimization), é possível criar uma estratégia que faça o site do seu agronegócio aparecer sempre nos primeiros lugares dos sites de pesquisa, como o Google. E esse é apenas um exemplo, existem outras milhares de ferramentas;

• Visibilidade: “Quem não é visto, não é lembrado” é a frase que melhor representa esse tópico. No agronegócio, geralmente, a carteira de clientes é fechada. Por isso, muitas empresas cometem os erros de pensar que seus clientes não querem vê-las na internet ou até que não precisam da internet para conquistar novos.

Porém, como foi mostrado mais acima, os produtores e empresários agrícolas estão utilizando cada vez mais. Com uma agência de marketing digital como parceira, será possível aparecer bem em todas as redes sociais e com conteúdo de qualidade, sempre lembrando os seus compradores (atuais ou futuros) de seus serviços;

• Análise dos erros cometidos: quando a campanha de marketing não tem o resultado esperado, é comum os envolvidos não entenderem o que está acontecendo, podendo até repetir o mesmo erro. Uma consultoria em marketing digital seria essencial para entender e resolver os problemas.

Sobre a TRIWI (www.triwi.com.br)

Fundada pelos sócios, Ricardo Martins e Tricia Martins em 2018, a TRIWI nasceu para ser uma agência de inovação digital. Com a missão de criar soluções de marketing e comunicação, a empresa realiza planejamento, desenvolvimento, execução e manutenção de projetos. Integrar inteligência estratégica, inovação e tecnologia permite que as empresas alcancem os melhores resultados, fugindo de caminhos óbvios.

A metodologia moderna que impulsiona os negócios das startups mais famosas do mundo é parte do modelo de atuação da TRIWI, aplicado em diferentes possibilidades no universo do marketing digital.

A agência oferece consultoria em marketing digital, geração de leads, publicidade digital, criação de conteúdo, redes sociais, inbound marketing, desenvolvimento de sites, blogs e consultoria em tecnologia e segurança da informação

Mais sobre os seus fundadores
Ricardo Martins – CEO e principal estrategista da TRIWI
Especialista em marketing digital, é graduado em Marketing pela Escola Superior Cândido Mendes, no Rio de Janeiro, e concluiu Master em Marketing pela ESPM, em São Paulo. Durante os 20 anos de trajetória na área, atuou em companhias que se destacam no mercado, como Polishop, XP Investimentos, TOTVS e CNA Idiomas. Como consultor, atendeu organizações em diversos segmentos, incluindo Lupo, BM&FBOVESPA e Multilaser.

Tricia Martins (cofundadora, administrativo e financeiro da TRIWI).
Graduada pela Universidade da Amazônia em Análise de Sistemas, pós-graduada em Aplicações em Desenvolvimento Web pela Universidade Federal do Pará e MBA em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas. Tricia Martins é desenvolvedora web e durante sua trajetória profissional, que inclui 15 anos de experiência, atuou no Detran e Marinha do Brasil.

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