Canal Rural, com informações da Somar Meteorologia
Uma frente fria finalmente se afasta, diminuindo as chuvas no Sul. No entanto, atenção com pancadas de chuva ainda com trovoadas do norte catarinense ao norte do Paraná, especialmente na primeira parte do dia.
Do planalto do Paraná até o nordeste gaúcho, a chuva é mais fraca e isolada, alternada a períodos de tempo nublado. Em outras áreas, uma massa de ar seco deixa o tempo firme, com pouca variação de nuvens.
As instabilidades se afastam do Sul e o destaque passa a ser o declínio mais acentuado das temperaturas em áreas da serra gaúcha e catarinense e na região de fronteira com o Uruguai durante as manhãs. No entanto, não é esperado frio extremo. No leste do Paraná ainda resta muita umidade. E o tempo seco domina todo o Rio Grande do Sul, e oeste dos estados catarinense e
paranaense.
Segunda-feira
Aumenta o potencial para temporais com ventos fortes, trovoadas em São Paulo, Rio de Janeiro, oeste e sul de Minas Gerais e sul do Espírito Santo. No norte deste estado e centro de Minas, a chuva é mais isolada.
Terça-feira
Ainda resta umidade na faixa litorânea, favorecendo nevoeiros e baixa visibilidade entre Rio e São Paulo. Com o afastamento de uma frente fria, no entanto, já não tem condição de chuva forte, mas as pancadas atingem parte do Rio de Janeiro e do Espírito Santo.
Segunda-feira
Uma frente fria vai embora, mas ainda permite instabilidades sobre o Mato Grosso do Sul com trovoadas e chuva moderada a forte. Desta vez, a chuva alcança também o sul de Goiás. O ar seco mantém o tempo firme e a tarde quente no restante deste estado e no Mato Grosso.
No final do dia, as instabilidades se afastam de Mato Grosso do Sul e o tempo abre, com o avanço de uma massa de ar mais seco e frio, mas que não traz declínio expressivo de temperatura.
Terça-feira
Uma massa de ar seco passará a predominar em toda a Região Centro-Oeste e há expectativa de maior amplitude térmica com friozinho pela manhã e calor à tarde, além de umidade relativa do ar baixa.
Segunda-feira
Áreas de instabilidade associadas às chamadas Ondas de Leste, que são comuns nesta época do ano, mantêm a umidade e a condição para chuva ao longo da faixa litorânea. No interior do Nordeste, no entanto, mais uma vez o tempo fica firme e com predomínio de sol.
Terça-feira
Em áreas litorâneas do Nordeste, entre uma pancada de chuva isolada de chuva e outra o sol aparece e garante máximas elevadas durantes as tardes. No interior, tempo segue seco.
Segunda-feira
O estaque vai para o frio durante a manhã no Tocantins, mas o sol predomina desde cedo e garante mais um dia de forte calor à tarde. Em outras áreas, a combinação e instabilidades tropicais e a presença da Zona de Convergência Intertropical ainda favorecem nuvens e chuvas em forma de pancadas.
Terça-feira
Chove forte com acumulados mais expressivos no oeste e norte do Amazonas e também em Roraima. Uma massa de ar mais seco deixa o tempo mais firme em Rondônia e parte do Acre, além do Tocantins e sul do Pará.
Fonte: Canal Rura