21 maio de 2015
Ioeste – Dica de Saúde – 45% DA POPULAÇÃO BRASILEIRA NÃO USA CAMISINHA

Assessoria de Imprensa do Ministério da Saúde

Embora a grande maioria dos brasileiros admita que a camisinha é a melhor maneira de prevenir uma gravidez indesejada e doenças sexualmente transmissíveis, incluindo a aids, dados divulgados dia 28/1 pelo Ministério da Saúde mostram que 45% da população sexualmente ativa do país não utilizou preservativo nas relações sexuais nos últimos 12 meses.

Os dados, inéditos, são da Pesquisa de Conhecimentos, Atitudes e Práticas na População Brasileira (PCAP), apresentados em Brasília, durante o lançamento da campanha de prevenção às DST e aids para o carnaval 2015. Realizada em 2013, a pesquisa entrevistou 12 mil pessoas da faixa etária de 15 a 64 anos, por amostra representativa da população brasileira.

Os dados comparativos com pesquisas anteriores mostram que o uso do preservativo na última relação sexual, ocorrida nos últimos 12 meses, se manteve praticamente estável: 52% em 2004, 47% em 2008 e 55% em 2013, apesar das constantes campanhas de estímulo ao uso do preservativo durante todos esses anos. Além disso, houve um crescimento significativo de pessoas que relataram ter tido mais de 10 parceiros sexuais na vida. Esse percentual subiu de 19%, em 2004, para 26% em 2008, chegando a 44% no ano de 2013.

Reforço no carnaval

A mensagem geral da campanha de carnaval deste ano é informar o jovem sobre a importância de se prevenir contra o vírus da aids, usar camisinha, fazer o teste e, se der positivo, começar logo o tratamento, reforçando o conceito “camisinha + teste + medicamento” de prevenção combinada.

São 129 mil cartazes em quatro versões – segmentados para a população jovem, travesti e jovem gay –, um spot de rádio, 315 mil folders explicativos da prevenção combinada e um vídeo para TV.

“Este ano, o ministério não irá centrar a campanha apenas no uso de preservativos. Os dados da pesquisa indicam que focar as campanhas apenas nesse uso tem limites. A nova estratégia se materializa em três dimensões: primeiro no uso do preservativo, em segundo lugar, na convocação da população a fazer regularmente o teste e, em terceiro lugar, no início imediato do tratamento em caso de teste positivo. Dessa forma, teremos condições de enfrentar a epidemia de aids, principalmente entre os grupos mais afetados pela epidemia, como os jovens”, explica o ministro Arthur Chioro.

Os materiais reforçam o slogan final usando a gíria “# partiu teste”, linguagem típica da faixa etária prioritária. Nas cidades com maior concentração de foliões (São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador, Recife, Olinda, Florianópolis, Ouro Preto, Diamantina, São João Del Rei e Alfenas) haverá um reforço das estratégias de comunicação da campanha. Além do rádio e da TV, a campanha também será divulgada pela internet e em revistas temáticas de carnaval e de comportamento LBGT.

Nos banheiros femininos e masculinos dos aeroportos Santos Dumont, no Rio de Janeiro, de Salvador e de Recife serão instalados 34 displays para a retirada de camisinhas, a partir de 1º de fevereiro. Inicialmente, os displays serão abastecidos com 195 mil preservativos. Neste ano, além do carnaval, a campanha será estendida, com adaptações, para festas populares – como São João e outros eventos – durante o resto do ano.

 

Com informações do Drauzio Varella e Ioeste

 

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