A tradição é originária de Dongyang, localizado no centro da província de Zhejiang, na China.
Eles preparam, todos os anos, uma iguaria chamada de “ovos de meninos virgens”. O produto é vendido em lojas e possuem até fornecedores locais que aguardam ansiosos pela data. Este ano, eles foram considerados particularmente azedos, o que segundo os consumidores, “deu um sabor extra especial e delicioso”.
O alimento é popular durante a primavera. Alunos de várias escolas são chamados para urinar em baldes. Essa urina será usada para cozinhar, pelo menos duas vezes, ovos de galinha, para que o sabor acentuado da urina possa penetrar a casca e deixar o produto com gosto “salgadinho”.
Essa prática é difundida e apreciada em diversas províncias chinesas, já que este hábito culinário já dura centenas de anos. O principal objetivo em comer ovos assim é a tradição que diz que alimentos produzidos no xixi de garotos virgens atrai saúde, positividade e boas energias, além de purificar o sangue e aliviar febres.
Os meninos precisam ter por volta de 10 anos ou serem mais jovens, porque são considerados saudáveis. Meninos com resfriados ou doenças não podem urinar no balde.
Os ovos são vendidos por ambulantes que precisam sempre monitorar para garantir a temperatura ideal. Eles custam por volta de R$ 0,60, o que duplica o custo de um ovo comum cozido e comprado nas ruas.
Em 2008, a iguaria foi considerada patrimônio cultural intangível de Dongyang.
Como é de se esperar, o cheiro no local de urina fervente é algo bastante forte e nem todos os moradores apreciam a comida. Alguns sentem verdadeiro repúdio.
Veja o vídeo;https://www.youtube.com/watch?v=4cC6KmXQz0s
Com informações do Jornal Notícia e do site: www.ioeste.com.br