15 ago de 2014
Mundo – Brasileiro Artur Ávila é o primeiro do Hemisfério Sul a ganhar o que é considerado o Nobel da Matemática

Pela primeira vez na história, um brasileiro ganhou o Prêmio Nobel de matemática, a Medalha Fields.

O laureado foi o carioca de 35 anos, Artur Ávila Cordeiro de Melo, doutor pelo Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada – IMPA. O prêmio é entregue pela União Internacional de Matemática que anunciou o nome do brasileiro em um congresso de matemáticos na Coreia do Sul.

Em comunica oficial, o IMPA ressaltou as qualidades do brasileiro. “Suas profundas contribuições à teoria dos sistemas dinâmicos, que mudaram a face do campo, usando a poderosa ideia da renormalização como um princípio unificador”. O Instituto também enalteceu a abordagem colaborativa de Ávila, dizendo que ele é uma inspiração para a nova geração de matemáticos.

De nacionalidade também francesa, Artur Ávila tem vínculo com o CNRS, Centre National de la Recherche Scientifique, localizado em Paris.

Quando criança, Artur estudou em duas instituições tradicionais do Rio de Janeiro, os Colégios Santo Agostinho e São Bento. Ele vem colecionando medalhas desde os 13 anos, quando ganhou a medalha de bronze na Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM) de1992.

De lá para cá colecionou muitas outras medalhas na mesmo olimpíada. Depois de sair do colégio formou-se na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e cursou mestrado e doutorado no IMPA. Quando ainda tinha 19 anos deu início a sua tese de doutorado, baseada na teoria de sistemas dinâmicos.

Concluiu a tese em 2001 e partiu para a França para fazer pós-doutorado. De 2003 a 2008 teve cadeira permanente no CNRS, e 2008 tornou-se diretor de pesquisas do mesmo, sendo o mais jovem a ocupar esse cargo. Desde o ano passado, Ávila também passou a ocupar o mesmo posto no IMPA, e agora divide seu tempo entre Brasil e França.

Além do brasileiro, outros três matemáticos também receberam a Medalha Fields. Foram eles o canadense Manjul Bhargava, da Universidade de Princeton, nos Estados Unidos, o austríaco Martin Hairer, da Universidade de Warwick, no Reino Unido e a iraniana Maryam Mirzakhani, da Universidade de Stanford, nos Estados Unidos. Maryam foi a primeira mulher a receber a medalha.

A Medalha Fields foi criada no ano de 1936 em homenagem ao matemático canadense John Charles Fields. A premiação é dada a quatro matemáticos com menos de 40 anos de idade pelo Congresso Internacional de Matemáticos em um evento que acontece a cada quatro anos.

Foto: Reprodução / NYTimes / WikipédiaCommons / Unz

 

Com informações do Jornal Ciência e do site: www.ioeste.com.br

 

 

Oferecimento: banner da irriga

77 9 9926-6484 / 77 9 9979-1856