12 jul de 2021
Mundo – Carne – China é atingida por queda nos preços da carne suína

O excesso de produção na China reduziu os preços da carne suína, fazendo com que pequenos e médios produtores liquidassem seus estoques e limitando o repovoamento de leitões. Em resposta, as autoridades chinesas estão explorando opções para apoiar os agricultores em meio ao panorama sombrio.

Em um relatório da Global Agricultural Information Network (GAIN), a equipe do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) citou a causa da queda nos preços da carne suína como resultado do ressurgimento da PSA na China no final de 2020.

Eles disseram: “O surto de PSA em 2020 fez com que os produtores demonstrassem maior preocupação com a propagação da doença. Como resultado, os produtores de suínos correram para vender, causando queda nos preços. De janeiro ao final de junho de 2021, os preços do suíno vivo caíram quase 65% devido ao aumento do abate, à baixa demanda do consumidor e à abundância de carne suína no mercado.”

Analistas e pesquisadores chineses reiteraram as contribuições da PSA para a volatilidade do mercado de suínos. “Os preços foram atingidos porque a produção aumentou após os surtos da febre suína africana e se move para reabastecer as reservas de carne suína do país ”, disse Wang Zuli, pesquisador adjunto da Academia Chinesa de Ciências Agrícolas (CAAS), à mídia chinesa afiliada ao estado Global Vezes.

Em um relatório da Reuters, Li Ming, analista da Myagric.com, destacou que os preços atuais do suíno de cerca de 15,6 yuans / kg (US $ 2,44) estão abaixo do ponto de equilíbrio para muitos produtores, o que pode levar alguns à falência, e levar a um golpe substancial para fornecer mais tarde. “O risco é alto de que os mercados sejam bastante voláteis”, acrescentou.

À medida que o preço da carne do suíno diminuía, também diminuíam os preços dos leitões. É relatado que as granjas de reprodução responderam com o abate de porcas reprodutoras menos produtivas, afetando ainda mais a produção de leitões. Os analistas esperam que a tendência diminua a população de porcas reprodutoras para pequenos e médios produtores, ao mesmo tempo que apoia os grandes produtores com porcas de alta eficiência.

Queda projetada nas importações de soja dos EUA

Enquanto os suinocultores chineses sofrem com a queda dos preços, os exportadores de soja dos Estados Unidos enfrentam o mesmo destino. Li Yunlong, um criador de suínos, disse ao Global Times que os preços no atacado estão despencando, mesmo com o aumento dos custos. “Em comparação com o início do ano, o custo de alimentos e rações aumentou 30%, enquanto o preço de mercado dos suínos caiu 60%”, disse Li. “Perco quase 800 yuans (124,36 dólares) na venda de cada suíno, mas se continuar a criá-los, vou perder mais”, acrescentou Li.

O Ministério da Agricultura e Assuntos Rurais da China (MARA) emitiu um aviso em março pedindo às empresas que reduzam o teor de soja e milho na ração animal. Wang Zuli, pesquisador adjunto da CAAS, disse ao Global Times que os preços baixos da carne suína podem persistir e, devido à queda na demanda de soja, os importadores deverão reduzir ainda mais suas importações de soja em meio a essa perspectiva sombria.

Qin Yinglin, o presidente da produtora nacional de suínos Muyuan Foods, disse em uma conferência recente que a empresa sugeriu uma dieta pobre em proteínas para a criação de suínos, já que o consumo nacional de farelo de soja para alimentar os suínos “permanece muito alto” na China.

Plano da China para estabilizar o mercado de carne suína

A Comissão Nacional de Desenvolvimento e Reforma da China (NDRC) disse em um comunicado que planeja melhorar a forma como suas reservas de carne suína operam para ajudar a estabilizar a produção e os preços da carne suína. Ela planeja comprar carne suína do mercado com a intenção de armazenar e leiloar para administrar a volatilidade dos preços.

De acordo com um relatório da Reuters, a China manteve um volume não divulgado de carne suína congelada por anos, mas a reserva é estimada como muito pequena para influenciar significativamente o mercado.

Fonte: Pig Progress

Oferecimento:

77 9 9926-6484 / 77 9 9979-1856