07 fev de 2024
Mundo – Comissão Europeia recua em proposta para cortar pela metade o uso de agrotóxicos até 2030

Decisão segue outro recuo do bloco em relação a projetos de políticas ambientais

A União Europeia (UE) irá recuar em projeto que previa a redução pela metade do uso de agrotóxicos no bloco após pressão de fazendeiros em vários países. A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, anunciou a decisão nesta terça-feira (6/2) em discurso no Parlamento Europeu.

O plano para reduzir pela metade o uso de agrotóxicos na UE até 2030 faz parte do projeto Regulação para Uso Sustentável, que se tornou alvo de diversos protestos pela Europa desde que foi proposto. Fazendeiros europeus alegam que os planos da UE para uma economia verde não levam em consideração o setor.

A decisão da UE em desistir de cortar a meta de redução de agrotóxicos segue outro recuo do bloco em relação a projetos de políticas ambientais. Segundo o “Financial Times”, o bloco europeu também abriu mão de um projeto que estabelecia uma meta de redução de 30% nas emissões de metano, nitrogênio e outros gases ligados à agricultura.

As decisões da UE em tentar agradar os fazendeiros são uma resposta à pressão crescente do setor em toda a Europa, que criticam medidas de transição verde que são restritivas à produção. Há também o temor de que a classe se rebele contra os atuais parlamentares da UE e votem em candidatos de extrema-direita nas eleições europeias de junho.

Fonte: Globo Rural

Oferecimento:

77 9 9926-6484 / 77 9 9979-1856