21 jun de 2015
Oeste – Aviação agrícola de todo o Brasil se reúne a partir desta quarta no oeste da Bahia

Evento terá debates, palestras,

feira tecnológica e demonstrações

aéreas para fabricantes, empresários,

pesquisadores, pilotos e

autoridades do setor

 

Demonstrações aéreas, palestras, debates e feira de equipamentos e tecnologias vão movimentar o aeródromo de Luís Eduardo Magalhães, no oeste da Bahia, a partir desta quarta-feira (dia 24). Trata-se do Congresso Nacional de Aviação Agrícola (Congresso Sindag) 2015, que vai até sexta (26), reunindo operadores, pilotos, empresários, pesquisadores e autoridades do setor de todo o Brasil. A programação terá debates e palestras vão abordar as demandas, desafios, cenários e oportunidades para os próximos anos. Isso além de uma feira de equipamentos e novidades tecnológicas. Exibindo CastorBeckerJúnior - C5 NewsPress (17).JPG

Promovido anualmente pelo Sindicato Nacional das Empresas de Aviação Agrícola (Sindag), o evento é o segundo maior encontro aeroagrícola do mundo – perdendo apenas para o encontro anual da National Agricultural Aviation Association (NAAA), nos Estados Unidos. Entre as vedetes da feira, estará o novo lançamento da Embraer para o setor (o avião Ipanema 203) que pela primeira vez fará voos de demonstração para o público. Outras presenças entre os fabricantes serão as norte-americanas Air Tractor e Thrush Aircraft, que já têm no Brasil um de seus principais mercados consumidores.Exibindo Debates e palestras (3).JPG

 

Na parte de projetos, o encontro servirá de vitrine para iniciativas como o convênio entre o SINDAG e a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA) para o maior pesquisa sobre pulverização agrícola já feita no Brasil. Isso além do programa Certificação Aeroagrícola Sustentável (CAS), que é o primeiro selo de qualidade ambiental do setor no País.Exibindo CastorBeckerJúnior - C5 NewsPress (2).JPG

 

O Brasil tem hoje a segunda maior frota de aeroagrícola do mundo, com pouco mais de 2 mil aviões, segundo o Registro Aeronáutico Brasileiro (RAB). Ainda assim, a aviação é responsável por cerca de 24% das aplicações de defensivos feitas nas lavouras brasileiras.

 

Confira a programação:

 

24 de JUNHO – QUARTA-FEIRA

 

7h30 às 9 horas– Credenciamento dos participantes, café da manhã do ambiente da feira e demonstrações aéreas

 

9 horas às 9h40– Programa de Certificação Aeroagrícola Sustentável (CAS) – Resultados, perspectivas e como se juntar à iniciativa, que é o primeiro selo de qualidade operacional e ambiental da aviação agrícola brasileira.

 

9h50 às 10h30 – Pesquisa EMBRAPA/SINDAG de Desenvolvimento da Aplicação Aérea de Agrotóxicos como Estratégia de Controle de Pragas Agrícolas de Interesse Nacional – Balanço parcial e próximos passos. Trata-se da mais abrangente pesquisa para desenvolvimento de tecnologias e aumento na segurança das aplicações, que começou em 2013 e vai até 2017, envolvendo seis centros de pesquisa da EMBRAPA, 10 universidades e duas empresas de tecnologia.

 

10h40 às 11h20– Palestra técnica da Embraer (espaço do patrocinador)

 

11h30 ao meio-dia– Palestra técnica da Syngenta (espaço do patrocinador)

Meio-dia às 14 horas – Intervalo para o almoço

 

14 horas às 14h40– Seminário Técnico de Aeronavegabilidade Continuada (SAERTEC) da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC). Workshop entre agentes da ANAC, operadores e representantes de oficinas de manutenção de aeronaves sobre a IS Nº 137.201-001 Revisão B, abordando as regras, dúvidas e dificuldades para conversão de motores convencionais para o uso de etanol

 

14h50 às 15h30 – Palestra técnica da BR Aviation (espaço do patrocinador) – Lubrificantes e combustíveis de aviação: qualidade e segurança dependem da sua decisão

 

15h30 às 16 horas– Palestra técnica da Basf (espaço do patrocinador)

 

16 horas– coffee break

 

16h30 às 17 horas– Demonstrações aéreas

 

17h20 às 18h20 – Cerimônia de abertura oficial do Congresso Sindag 2015

 

18h30 às 20 horas – Coquetel de abertura no ambiente da feira

 

25 DE JUNHO – QUINTA-FEIRA

 

7h30 às 9 horas– Café da manhã do ambiente da feira e demonstrações aéreas

 

9 horas às 9h30– Palestra técnica da Bayer (espaço do patrocinador)

 

9h40 às 10h20 –Palestra técnica Eugênio Schröder (Consultor em aviação agrícola e treinamento de técnicos para o setor)

 

10h30 ao meio-dia –Segurança de voo, com o Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA), do Ministério da Aeronáutica

 

Meio-dia às 14 horas –Intervalo para o almoço

 

14 horas às 14h50 –Seminário Técnico de Aeronavegabilidade Continuada (SAERTEC) da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC). Workshop entre agentes da ANAC, operadores e representantes de oficinas de manutenção de aeronaves sobre as regras, dúvidas e dificuldades para instalação de equipamentos de pulverização e DGPS nas aeronaves agrícolas

 

15 horas às 15h50 –Palestra técnica da Thrush Aircraft (espaço do patrocinador)

 

16 horas –coffee break

 

16h30 às 17 horas– Demonstrações aéreas

 

17 às 19 horas –Coquetel no ambiente da feira

 

26 DE JUNHO – SEXTA-FEIRA

 

7h30 às 9 horas– Café da manhã do ambiente da feira e demonstrações aéreas

 

8h30 às 9h30 –Demandas e perspectivas para os próximos passos na agenda positiva entre o SINDAG e a ANAC – certificação de operadores, recheque de pilotos, operações aeroagrícolas noturna, normas para elaboração do manual de Gerencimaneto de Segurança Operacional (MGSO) aeroagrícola e outros temas.

 

9h40 às 11h10 –Palestra técnica sobre o motor PT6A-Ag, da Pratt & Whitney, com Claudio Ponce/P&W Canadá

 

11h20 ao meio-dia –Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimetno (MAPA): perspectivas sobre políticas e regulamentos para a aviação agrícola, além de avanços sobre demandas apresentadas pelo SINDAG

 

Meio-dia às 14 horas – Intervalo para o almoço

 

14 horas às 14h40 – Palestra técnica da Air Tractor Company (espaço do patrocinador)

 

14h50 às 16 horas – Panorama sobre ações e projetos pró e contra a aviação agrícola, em âmbito nacional e nos Estados. Estratégias do SINDAG frente a esses cenários e fatores que apontam a necessidade de maior união do setor para defender seus interesses (incrementar a comunicação com a opinião pública e mostrar a importância da aviação agrícola para o desenvolvimento econômico e a própria segurança ambiental).

 

16 às 17 horas– Demonstrações aéreas

 

17 às 19 horas –Churrasco de encerramento

 

 

Com informações da Assessoria

 

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