20 nov de 2019
Oeste da Bahia – Agropecuária – Barreiras sedia II Encontro da Cadeia Produtiva do Leite do Oeste da Bahia

Pelo segundo ano consecutivo, o município de Barreiras sedia o Encontro da Cadeia Produtiva do Leite do Oeste da Bahia, que reúne pecuaristas e associações para discutirem a produção, potencialidade, expansão, investimentos e mercado do leite para os municípios do Oeste baiano. A abertura do evento aconteceu nesta manhã de terça-feira (19), no auditório do Campus IX da UNEB, com o espaço lotado de criadores, cooperados, técnicos, prefeitos da região, secretários municipais de agricultura, professores e acadêmicos, que durante dois dias poderão trocar ideias, experiências e debater sobre a cadeia do leite.

 

Realizada pela Acrioeste e a empresa de Consultoria em Agronegócios (Crio), o encontro conta com um leque de parceiros e o apoio da Prefeitura de Barreiras. Na abertura oficial, o secretário de agricultura e tecnologia de Barreiras, José Marques, representou o prefeito Zito Barbosa, afirmando a importância das discussões sobre o tema.

“Estamos abrindo a semana com dois grandes eventos voltados para agropecuária, que se configura nesse II Encontro da Cadeia Produtiva do Leite com diversos municípios da região e a Oeste Genética, que inicia nessa quinta-feira, 21, com proposta de promover o melhoramento genético do rebanho e raças, leilões, trazer o que tem de mais alta tecnologia na pecuária e principalmente firmar a integração de todos participantes e realizadores através da troca de experiências e informações sobre o trabalho no campo. Barreiras assume essa proposta de discutir a cadeia produtiva do leite, que pode trazer grandes resultados econômicos e sociais para nossa economia regional. A ideia é que consigamos dar pujança à cadeia, tendo como exemplo a soja, o milho e o algodão que elevam a região como maior produtora do Brasil. Temos produtores no Oeste, e precisamos realmente fomentar essa atividade com oportunidades das palestras técnicas, aproximação das instituições financeiras, gerenciamento das propriedades e mostrar que é possível sim, aumentar a produtividade, melhorar a qualidade do leite e ganhar dinheiro”, disse o secretário.

 

A palestra sobre gestão que abriu as discussões com o tema “Anotando e Lucrando na Produção de Leite”, foi ministrada pelo engenheiro agrônomo e consultor do Sebrae, Marcelo Vieira Matos da Paz. Na sequência, o engenheiro José Antônio Magalhães representando a CAR e programa Bahia Produtiva, abordou a questão das ações governamentais em prol da cadeia do leite na Bahia. Já a Genética e Biotecnologia Animal – avanços para a produção leiteira do Oeste foi o tema da sequência, com o médico veterinário e consultor em tecnologia animal, Mauricio Peixer.

 

No período da tarde, o Agronegócio, Mercado Internacional e Negócios também foram temas das discussões. Os debates se estendem até a quarta-feira (20), com mesas redondas e palestras. Na quinta-feira (21), o setor da agropecuária volta às atenções para o início da Oeste Genética, que em sua sétima edição aborda o tema “Sustentabilidade e Tecnologia para Gerar Resultados”, com abertura às 9h no Tathersal Parque de Exposições Engenheiro Geraldo Rocha e se estende até o domingo (24), com uma ampla programação que prevê eventos técnicos, feira da agricultura familiar e leilões transmitidos ao vivo pelo Canal do Boi.

 

A abertura do evento contou ainda com a presença do governador em exercício, João Leão, do presidente da Acrioeste, Mario Mascarenhas, presidente da UMOB, Miguel Crisóstomo, presidente do Sindicato dos Produtores Rurais, Moisés Schimit, deputados e entusiastas da cadeia leiteira.

 

Fonte: Prefeitura de Barreiras

 

Oferecimento:

 

 

77 9 9926-6484 / 77 9 9979-1856