22 maio de 2024
Oeste da Bahia – Aiba – Conselho Técnico apresenta números da Safra 2023.24 de soja no oeste baiano

A colheita de soja na Safra 2023/24 foi encerrada no Oeste da Bahia e em reunião na manhã de 20 de maio, o Conselho Técnico da Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba), definiu o quarto levantamento da safra. Os dados apresentam uma área plantada de 1.980 milhão de hectares de soja nas quatro microrregiões produtoras no oeste baiano.

“Os números de soja trazidos pela equipe de campo contribuem para um levantamento feito na terceira reunião. Houve um consenso na média de produtividade de soja no oeste baiano de 63 sacas por hectare. A área de milho, já com 60% colhida, apresentou uma redução de potencial produtivo para 150 sacas por hectare, ainda restando em torno de 40% para ser concluído”, destacou o conselheiro técnico, Orestes Mandelli, que ainda enfatiza. “A redução de produtividade da soja não foi tão grande quanto se esperava, então mostra resiliência da região como uma das maiores regiões produtoras, consolidando como uma das maiores em produção de grãos do Brasil”.

Apesar da safra marcada por fatores climáticos, a exemplo do El Niño, os rendimentos são considerados satisfatórios e regulares. Os dados alcançados pelas equipes de análise de campo da Aiba foram discutidos durante as reuniões do Conselho Técnico e avaliados de acordo com a realidade do Oeste da Bahia.

“A colheita da soja foi encerrada na última semana e comparada às últimas safras, tivemos uma janela mais tardia em virtude de o plantio ser prorrogado até meados de janeiro. Nas últimas áreas, tivemos um viés de baixa com indicadores não muito potenciais. Contudo nas áreas de milho, as questões climáticas e fitossanitárias impactaram bastante o condicionamento das lavouras e as primeiras médias não foram significativas. Somente ao longo do andamento da janela, os cultivos demonstraram mais significativos e potenciais. Essa atualização dos dados quantitativos foi amostrada em nível de campo e as equipes percorreram as principais regiões produtivas da região, explica o gerente de Agronegócio da Aiba, Aloísio Júnior.

O levantamento final será apresentado na última reunião do Conselho Técnico, após o fim da colheita de algodão. A soja segue sendo o carro chefe na produção agrícola no Oeste com 69% de área plantada, seguido por 12% do algodão, e 4,8% de milho, sorgo e outras culturas. Na safra 2022.23, a oleaginosa atingiu uma média de 67 sacas por hectare na região.

Ascom Aiba

Assessoria de Comunicação

Fonte: AIBA – Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia

Telefones: (77) 3613-8016  / 98802-4964

E-mail: imprensa@aiba.org.br

Web: www.aiba.org.br

Oferecimento:

77 9 9926-6484 / 77 9 9979-1856