02 fev de 2018
Oeste da Bahia – SENAR forma primeira turma do Curso Técnico em Agronegócio na Bahia no município de Luís Eduardo Magalhães

Para os alunos da turma 2017.1 do Curso Técnico em Agronegócio do SENAR BAHIA, do polo de Luís Eduardo Magalhães, o ingresso no mercado de trabalho é uma realidade ainda mais próxima. Os primeiros formandos do curso na Bahia recebem o diploma de conclusão do curso amanhã (3/02), às 18h, em solenidade realizada no auditório do Sindicato dos Produtores Rurais de Luís Eduardo Magalhães (LEM). A grande vantagem para quem segue o caminho do curso técnico é chegar mais cedo ao mercado de trabalho e no caso do agronegócio as chances são ainda maiores, porque o setor não para de crescer e impulsionar a economia brasileira.

 

A solenidade contará com a presença do presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), João Martins da Silva Júnior, que foi eleito pelos alunos paraninfo da turma. Também vão participar da cerimônia o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária da Bahia (FAEB), Humberto Miranda; da superintende do SENAR BAHIA, Carine Magalhães; dos presidentes dos sindicatos dos Produtores Rurais da região; e demais autoridades.

 

Os novos técnicos em agronegócio formados pelo SENAR estão aptos a atuar como profissionais especializados na execução de procedimentos de gestão do agronegócio, que planeja e auxilia na organização e controle das atividades, porém sua atuação não se limita aos processos internos de uma propriedade. Eles também podem trabalhar em empresas comerciais, estabelecimentos agroindustriais, prestando serviços de assistência técnica, extensão rural e pesquisa.

 

Paulo Renato Rivaroli, aluno homenageado da turma, ressalta a importância do curso e revela suas metas a partir de agora. “Para mim a formação técnica em Agronegócio representa um aumento de conhecimentos muito grande, sejam administrativos, financeiros, ou de gestão, que vêm agregar informações preciosas sobre o gerenciamento de propriedade rural. A meta agora é passar a diante todo esse conhecimento adquirido, principalmente para aqueles que mais precisam. O diploma vai viabilizar novas oportunidades de emprego, em especial em agências de fomento nesta área, e até mesmo em instituições como o próprio SENAR, que já tem um trabalho consolidado”, disse.

 

O curso Técnico em Agronegócio é reconhecido MEC e pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA). É semipresencial, com carga horária de 1.230 horas, sendo 80% à distância e 20% de aulas presenciais.

Alessandra Nascimento da Silva, do município de Mundo Novo, também formanda, falou sobre sua experiência com o curso. “Já consegui uma oportunidade no mercado de trabalho na área do agronegócio. Minha expectativa é crescer ainda mais, porque é uma carreira promissora. Como todos já sabem, o agronegócio é o que move o Brasil, principalmente em regiões como LEM, onde o setor é muito forte”, destacou.

 

De advogados a pequenos produtores rurais

Silvana Martins Ribeiro de Góes, também parte da turma de LEM, é formada em direito, mas revelou que o curso técnico em Agronegócio do SENAR mudou completamente os rumos de sua vida e de sua família. “O SENAR fechou e abriu um novo ciclo em minha vida. Eu e meu marido trabalhávamos juntos como advogados há quase 17 anos. Mas o curso abriu meu campo de visão e mudou completamente os nossos rumos profissionais. Hoje temos uma pequena propriedade rural, onde meu esposo produz queijos artesanais e eu cuido da gestão. Minha meta agora é implementar tudo o que aprendi no SENAR e dar sustentabilidade ao nosso empreendimento rural campo”, declarou Silvana.

Novas turmas

O processo seletivo para a abertura de novas turmas do Curso Técnico em Agronegócio está com inscrições abertas. Na Bahia são 230 vagas disponibilizadas para Salvador (20 vagas); Gandu (30); Juazeiro (60); Luís Eduardo Magalhães (60); e Senhor do Bonfim (60). As inscrições, também gratuitas, vão até o dia 9 de fevereiro e devem ser realizadas através do site etec.senar.org.br

Fonte: ASCOM Sistema FAEB

 

Oferecimento:

77 9 9926-6484 / 77 9 9979-1856