Em pronunciamento realizado na abertura da 10ª edição da Bahia Farm Show, na manhã desta terça-feira, o prefeito Humberto Santa Cruz afirmou que o agronegócio, além de garantir comida na mesa do brasileiro, “contribui decisivamente para a geração de emprego e renda e para o equilíbrio da balança comercial”.
Para se ter uma ideia, explicou o prefeito, no ano passado o setor exportou 100 bilhões e importou 17 bilhões. Isso significou um saldo de 83 bilhões, que compensou o déficit produzido pelos demais setores da economia brasileira. “O agronegócio é um dos principais setores da economia do país. Em 2013 as exportações brasileiras somaram 242 bilhões de dólares, respondendo os produtos agropecuários por quase a metade deste total”, disse.
Humberto destacou ainda que a região Oeste da Bahia, atualmente apresenta as maiores médias de produtividade de algodão, soja e milho, além de uma diversidade de culturas que garantem a sustentabilidade da região. “Acredito que agronegócio é a ponte que liga o Brasil ao mundo comercial e, tenho certeza de que, é por esta ponte que alcançaremos o equilíbrio econômico e diminuiremos as desigualdades sociais”, finalizou.
A feira – A décima edição da Bahia Farm Show iniciada hoje pretende quebrar os recordes ao atingir R$ 1 bilhão em negócios e receber um público de 75 mil pessoas. A previsão da Aiba é que as estimativas favoráveis da safra 2013/2014 no Oeste da Bahia, com previsão de 7 milhões de toneladas de grãos e fibras possibilitem o aumento de 50% no volume de negócios na Bahia Farm Show. Com 100% dos espaços comercializados, a edição de 10 anos também marca o crescimento de 170% nos últimos cinco anos em volume de negócios fechados.
A Bahia Farm Show acontece entre os dias 27 e 31 de maio e é organizada pela Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba), juntamente com a Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa), Fundação Bahia, Associação dos Revendedores de Máquinas e Equipamentos Agrícolas do Oeste da Bahia (Assomiba) e Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães.
—