30 jun de 2014
Oeste – Humberto Santa Cruz participa de Dia de Campo do Algodão e defende melhorias em pesquisas agropecuárias na região

O prefeito Humberto Santa Cruz participou neste sábado, 28 do maior evento técnico da cotonicultura do Estado da Bahia, o Dia de Campo do Algodão, uma realização da Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa), Fundação BA, Embrapa Algodão, com apoio do Fundeagro.

Exibindo Humberto Santa Cruz em conversa com Ademar Marçal, conversam sobre manejo do sistema de produção para a sustentabilidade dos cultivos..JPG

O dia de campo aconteceu na área experimental da Fundação BA, apêndice do Programa Melhoramento do Algodão da região oeste, pareceria entre Fundação Bahia e a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). Em conversa com o presidente da Fundação BA, Ademar Antônio Marçal, Humberto Santa Cruz falou sobre a qualidade do algodão produzido no Cerrado baiano e as perspectivas para investimentos na área genética e logística.

Para Marçal, Luis Eduardo Magalhães é referência nacional em cotonicultura e para isso a Fundação BA está evoluindo constantemente, tanto na organização da cadeia produtiva, quanto na adoção de sistemas de produção eficientes e sustentáveis. Humberto Santa Cruz que também é presidente da União dos Municípios do Oeste da Bahia (Umob) relata que é essencial essa dinâmica de pesquisa e expansão técnica na agropecuária da região.

“Precisamos de uma Unidade da EMBRAPA em Luís Eduardo Magalhães, a Fundação Bahia é uma grande parceira nesta luta principalmente pelo que tem mostrado em campo especialmente com soluções e inovações a partir de melhoramentos genéticos” destacou o prefeito, lembrando que o presidente da Embrapa, Márcio Lopes, já foi comunicado sobre essa necessidade e sabe que a região Oeste é um dos principais polos agropecuários do Brasil.

Em ofício, a Embrapa respondeu que está estudando uma maneira de viabilizar a implantação desta unidade na região através de parcerias com organizações locais (Abapa, Aiba, Abrapa, Fundação BA) e pesquisadores da própria entidade. A entidade reforça que já há uma intensificação nas relações entre as partes e um fortalecimento das atividades da Embrapa no Cerrado baiano.

Durante o dia de Campo o prefeito também se encontrou com a presidente da Associação Baiana dos Produtores de Algodão (ABAPA), Isabel da Cunha, o presidente da Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (AIBA), Julio Busato, o vice-presidente da Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (ABRAPA), João Carlos Jacobsen Rodrigues.

 

Fotos – Ascom Lem

 

 

 

Assessoria de Comunicação do Governo de Luís Eduardo Magalhães – ASCOM 

 

 

 

Oferecimento:pj auto peças

77 9 9926-6484 / 77 9 9979-1856