Unir forças para a defesa dos interesses do Matopiba e para a implantação de políticas agrícolas compatíveis com as especificidades deste território. Foi assim que, no dia 1 de abril, em Balsas (MA), durante o lançamento da 12ª edição da Bahia Farm Show, que o presidente da Feira, Júlio Cézar Busato, definiu o motivo e a importância de convidar os agricultores do Matopiba para participarem do evento que será realizado de 24 a 28 de maio, em Luís Eduardo Magalhães (BA). Estiveram presentes no lançamento, o pesquisador e coordenador técnico da Embrapa/ Balsas, Dirceu Klepker; o presidente da Aprosoja Maranhão, Isaías Soldatelli; e profissionais de Comunicação da cidade de Balsas.
Segundo Busato, apesar do bom resultado da Bahia Farm Show em 2015, quando a Feira movimentou R$1,033 bilhão em volume de negócios, o mais importante que acontece na feira é a troca de conhecimentos e experiências durante os cinco dias do evento. Em 2015, foram realizadas cerca de 30 palestras, cursos e seminários, com diversos temas de interesse da agricultura empresarial e familiar, incluindo o Fórum Canal Rural transmitido ao vivo em rede nacional.
“ Este ano, o tema do Fórum será Matopiba: potencialidades e desafios. Queremos colocar nossa fronteira agrícola em evidência, chamar a atenção do poder público e de investidores. Queremos propor um intercâmbio de conhecimento e tecnologia, trazendo o que temos de melhor e levando dos demais estados do Matopiba o que eles têm de contribuição para o agronegócio da Bahia”, explicou o presidente.
O pesquisador e coordenador técnico da Embrapa/Balsas, Dirceu Klepker, reforçou o discurso de Busato. “Precisamos nos unir para apresentar novas soluções e talvez até revisar os modelos de commodities. A Bahia Farm Show é a oportunidade de reunir os produtores do Matipiba para debater as suas dificuldades, os seus principais desafios e também suas potencialidades, com uma visão futura”.
Atualmente, a Bahia Farm Show está entre os três maiores eventos de tecnologia agrícola do Brasil. Para a 12ª edição, a Feira contará com cerca de 200 expositores representando 600 marcas. Além disso, estarão reunidos quatro agentes importantes: os políticos; as instituições financeiras, trazendo condições de financiamento melhores do que ao longo do ano; os expositores, que trazem seus produtos; e o agricultor que vai buscar a tecnologia que possa levar sua propriedade a ter melhor produtividade com economia. Devido às crises econômica e política, além da estiagem que assolou o Matopiba e reduziu o poder de investimento dos agricultores, a direção da Feira não espera superar o volume de negócios alcançado em 2015.
Os próximos lançamentos regionais da Bahia Farm Show serão dia 15 de abril em Palmas (TO) e dia 29 de abril em Bom Jesus do Gurguéia (PI).
A Bahia Farm Show é realizada pela Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba) e tem o patrocínio do Banco do Brasil, Bradesco, Banco do Nordeste, Caixa Econômica Federal, Desenbahia, Santander, Senar/Faeb, Governo do Estado e Governo Federal.
Assessoria da Farm Show