Às vésperas da segunda edição do Festival LEM Gastronomia, que começa na próxima quinta-feira, 1º de outubro e vai até o domingo, 04, na Gruta Nossa Senhora Aparecida, chefs que participarão do festival, juntamente da chef Rosa Gonçalves, realizadora do evento, estarão nesta terça-feira, 29, na Feira do Mimoso II. Os chefs, além de conhecer a feira, farão alguns pratos utilizando produtos locais para degustação dos visitantes.
O segundo Festival LEM Gastronomia conta com a participação de chefs renomados e profissionais altamente especializados para compartilharem as suas experiências como público e apresentarem preparações gastronômicas com ingredientes regionais. As inscrições para participar das oficinas técnicas, aulas-show, palestras, rodas de conversa e tachadas podem ser feitas gratuitamente pelo site do festival (http://www.festivallemgastronomia.com.br/). O evento contará com aproximadamente 60 atividades.
Estão programadas aulas que ensinam técnicas de alimentos como cortes de ovinos, aves e defumação de peixes, além de apresentações que envolvem a culinária baiana, mineira, paulista, pernambucana, goiana, e até mesmo internacional como a gastronomia japonesa e iraniana.
Este ano os chefs terão uma missão ao apresentarem seus pratos; deverão utilizar no mínimo 80% de ingredientes produzidos na região para compor as suas receitas. “A utilização dos insumos locais nas aulas-show e oficinas, pelos chefs é visto como um grande incentivo a gastronomia regional”, afirma o prefeito de Luís Eduardo Magalhães, Humberto Santa Cruz, ao perceber o Festival como um grande evento que interliga todos os setores de serviço e restaurantes da cidade.
O Festival é uma realização da Escola de Gastronomia Rosa Gonçalves e Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães e movimentará a economia do município. É grande a expectativa nos setores que estão sendo mobilizados para participarem do evento a exemplo de agricultores familiar, piscicultores, associações e cooperativas, pequenas empresas produtoras de alimentos, restaurantes, bares e delicatessens que participarão do evento que este ano espera um público de 12 mil visitantes.
—
Assessoria de Comunicação do Governo de Luís Eduardo Magalhães – ASCOM