19 dez de 2018
Oeste – Meio Ambiente – Correntina receberá prêmio nacional por gestão ambiental

Os projetos implementados pela Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos de Correntina foram reconhecidos pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA). O município teve a gestão ambiental avaliada como positiva e receberá a certificação nacional pelos projetos de sustentabilidade, plantio de mudas nativas do cerrado, criação do Viveiro Municipal, recuperação de nascentes e fiscalização ambiental.

 

Dos 100 municípios premiados em todo o Brasil, 11 são da Bahia, e apenas dois na região Oeste, sendo Correntina um deles. A premiação será realizada em julho de 2019, no Fórum Brasil Gestão Ambiental, previsto para ser realizado em Campinas (SP). O anúncio dos municípios indicados foi pela secretária de Articulação e Cidadania Institucional do Ministério de Meio Ambiente, Rejane Pieratti, durante a 131ª Reunião Ordinária do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama), em Brasília.

 

“A gente recebe essa notícia com muita alegria em saber que Correntina está entre os municípios que cuidam e preservam o Meio Ambiente. Entendemos que é preciso investir sempre mais na preservação dos nossos recursos hídricos e no fortalecimento da agricultura sustentável e, por isso, é muito gratificante saber que nosso trabalho recebeu esse reconhecimento nacional”, afirmou o prefeito Nilson José Rodrigues.

 

Correntina foi escolhida por desenvolver projetos voltados à sustentabilidade socioambiental, propiciando a formação dos cidadãos para atuarem na melhoria da qualidade de vida e na busca de soluções para o enfrentamento dos problemas socioambientais locais. “Fazemos sempre o que podemos e com o que temos. Este é lema de nossa gestão. Sem investir em obras grandiosas, nós conseguimos desenvolver muitos projetos. Nós começamos e terminamos os projetos com a consciência tranquila ao ver que as metas foram cumpridas”, destacou Regina de Castro.

Projetos ambientes de Correntina

O prefeito lembrou que as ações da Secretaria de Meio Ambiente têm sido exemplo de participação da comunidade na preservação das riquezas naturais do município.“Muitas das ações que estão sendo premiadas foram desenvolvidas com a participação da população, moradores de comunidades rurais e das pessoas que amam nossa terra”, frisou

 

O plantio de mudas de árvores nativas do cerrado na orla do Rio Correntina, ao redor de nascentes, em praças e em vários locais do município foi uma das iniciativa da Secretaria Municipal de Meio Ambiente reconhecida pelo MMA. Foram plantadas milhares mudas por todo o município, todas produzidas pelo Viveiro Municipal.

“No ano passado, a gente distribuiu mais de 4 mil mudas por todo município, sede e zona rural. E neste ano, já foram doadas outras 5 mil mudas. Só em novembro, distribuímos 1700 mudas de plantas nativas, frutíferas e exóticas”, destacou Regina de Castro.

 

Outra ação que teve o reconhecimento foi a recuperação das Sete Ilhas, com o plantio de mudas e a limpeza do local pela equipe da Secretaria de Meio Ambiente. Isso sem contar as recuperações de nascentes nas comunidades rurais de Busca Vida e Brejo dos Aflitos. O trabalho foi realizado em parceria com a Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa) e Associação de Agricultores Irrigantes da Bahia (Aiba).

 

Também foram analisados a Política Ambiental de Correntina, as atividades do Conselho Municipal de Meio Ambiente (COMDEMA), realização de cadastros do Cadastro Estadual Florestal de Imóveis Rurais (CEFIR) e a criação do Aterro Controlado e a Política de Saneamento e Resíduos Sólidos do município.

Texto e fotos: Ascom – Prefeitura de Correntina
E-mail: ascom@correntina.ba.gov.br

 

Oferecimento:

77 9 9926-6484 / 77 9 9979-1856