06 ago de 2016
Oeste – Notícias da Agricultura – ESCOAMENTO – Presidente da Aiba encontra-se com Marcus Cavalcanti para discutir estradas
Recuperação Anel da Soja (Foto: Ascom Aiba)

Recuperação das rodovias do oeste da Bahia. Esta foi a pauta principal de reunião, ocorrida nesta quinta-feira, 4, em Salvador (BA), entre o presidente da Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba), Júlio Busato e o secretário de Infraestrutura da Bahia, Marcus Cavalcanti.

O pleito, segundo a Aiba,  é uma antiga reivindicação sua junto ao titular da Seinfra e que foi atendido recentemente, com início das obras em duas importantes vias de escoamento da produção agrícola: A BA-225 (Coaceral) e a BA-459 (Anel da Soja).

Na primeira foi concluída a aplicação do tratamento superficial duplo (TSD) e, segundo o secretário, a intenção é adicionar uma camada de Concreto Betuminoso Usinado a Quente (CBUQ) – o mais nobre dos pavimentos, proporcionando, assim, uma durabilidade maior da vida útil do asfalto.

Já no Anel da Soja estão sendo realizados os serviços de tapa-buraco e a reconstrução dos 25 Km que estavam em pior situação. A intervenção é fruto de uma parceria entre o governo do Estado e o Prodeagro (Programa de Desenvolvimento do Agronegócio) – um fundo criado pelos agricultores da região.

– Deveremos terminar as obras nesta rodovia tão logo o financiamento pelo Banco Mundial seja liberado, o que deverá ocorrer até novembro próximo –  garantiu Cavalcanti.

– Isso mostra como podemos avançar muito nas questões de infraestrutura, usando os recursos do fundo de forma rápida, eficiente e a um baixo custo quando comparado com as obras públicas. Estamos fazendo muito com o pouco que nos foi dado e tenho a certeza de que faremos muito mais no futuro –  disse Busato citando outras importantes obras que estão sendo feitas com os recursos do Prodeagro.

Ele destacou ainda outras intervenções em parceria com a Patrulha Mecanizada da Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa), a exemplo da estrada da “Garganta”, que conta com a parceria com os produtores rurais para recuperação de 35 Km; os tapa-buracos nos trechos entre Barreiras/Angical, São Desidério/Roda Velha;  a construção do Graer, em Barreiras e algumas estradas na microrregião de Baianópolis, em terras baixas (Vale) da região.

Energia

Júlio Busato e Marcus Cavalcanti ( Foto: Seinfra)
Júlio Busato e Marcus Cavalcanti ( Foto: Seinfra)

Outra “boa notícia”, conforme a Aiba,  foi dada pelo secretário Marcus Cavalcanti sobre a melhoria na rede elétrica do oeste, já que a Aneel autorizou as empresas Paraíba e São Pedro a interligarem as linhas Barreiras 1 e Barreiras 2, além de concluir a subestação Rio das Éguas, aumentando assim a quantidade de energia em 250 megawatts para a região, isto deve melhorar o fornecimento de energia até outubro próximo, prazo que as obras deverão estar concluídas .

Quanto à rede de energia que vem da Hidroelétrica de Belo Monte, que estava sendo construída pela Abengoa e quem realmente vai resolver o problema de fornecimento de energia para a região Oeste, substituindo a empresa espanhola que esta em fase de falência judicial,  Cavalcanti ressaltou que infelizmente ela ainda não foi licitada pelo governo federal, mas que, nas próximas semanas, será marcada uma audiência com o Ministro de Minas e Energia, Fernando Bezerra, em Brasília, para tratar do assunto.

*Da Ascom/Aiba, com edição da redação do site

 

Nosso Parceiro:casa-do-arroz-banner-tv5-1-700x430

77 9 9926-6484 / 77 9 9979-1856