27 jun de 2014
Oeste – Prefeitura realizará I Festival de Gastronomia e Cultura do Oeste da Bahia

Foi realizada nesta quinta-feira, 26, na sala de reuniões da Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Serviços (SEIC), reunião para alinhamento e finalização do pré-projeto do I Festival de Gastronomia e Cultura do Oeste da Bahia, com lançamento previsto para o dia 9 de julho no auditório do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR). O objetivo é promover a diversidade culinária da região e incluir o Festival como uma atividade permanente no calendário anual de eventos.

Estiveram presentes à reunião os secretários das pastas de Agricultura, Renato Faedo Indústria, Comércio e Serviços, Rosangela Della Costa; Cultura, Janne Schlosser; Administração e Finanças, Sérgio Verri; Meio Ambiente e Economia Solidária, Fernanda Aguiar e Trabalho e Assistência Social, Maira de Andrada Santa Cruz. O presidente da Associação Comercial e Empresarial de Luís Eduardo Magalhães (ACELEM), Carlinhos Peirozan também participou.

O Festival de Gastronomia e Cultura do Oeste da Bahia  é uma realização da prefeitura de Luís Eduardo Magalhães, ACELEM, SEBRAE em parceria com a chefe de cozinha Rosa Gonçalves, pesquisadora da gastronomia de raiz da Bahia e acontecerá entre os dias 3 e 6 de setembro, no Centro de Eventos Nossa Senhora  Aparecida (Gruta).

De acordo com a titular da pasta de Indústria, Comércio e Serviços de Luís Eduardo Magalhães a realização do Festival faz parte das ações do projeto Cidade Empreendedora, outra parceria entre o município, ACELEM e Sebrae. “Nosso foco é apoiar o crescimento das empresas locais, além de auxiliar o desenvolvimento da gastronomia regional. Com este Festival vamos promover a integração cultural das cidades da região oeste” avalia Della Costa.

O prefeito Humberto Santa Cruz e presidente da União dos Municípios do Oeste da Bahia (UMOB) destaca que os municípios que integram a entidade também participarão do encontro com pratos típicos de cada local. São Desidério e Cristópolis já confirmaram presença e prometem expor exclusivos pratos tradicionais.

A chefe de cozinha Rosa Gonçalves, durante debate para alinhamento do pré-projeto salientou que virão também chefes do estado de Goiás, “Luís Eduardo Magalhães tem uma cultura diferente, são povos do sul e nordeste que predominam, acredito que vamos conseguir criar pratos bem diferentes. Os chefes que virão de Salvador já estão criando pratos com a realidade do oeste”, disse ao comentar que repassa informações já alguns meses sobre a culinária do oeste baiano.

No total serão mais de 12 chefes de cozinha, ensinando técnicas e pratos diferentes de um cardápio tradicional. Alunos e professores da Escola de Gastronomia da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e Universidade Católica de Salvador já estão confirmados. Depois do festival a intenção é que os pratos, seja aqueles desenvolvidos ou adaptados a partir de matéria prima local, sejam comercializados nos bares e restaurantes da região.

 

Foto – Ascom Lem

 

Assessoria de Comunicação do Governo de Luís Eduardo Magalhães – ASCOM 

 

 

Oferecimento:barreiras cartuchos copa 01

77 9 9926-6484 / 77 9 9979-1856