08 jun de 2015
Oeste – Recessão econômica impede a realização da Piscishow da Avisuleite

A tesoura da recessão econômica que assola o Brasil, reduzindo ou extinguindo orçamentos nas administrações públicas municipais, estaduais e federais – via de regra, na iniciativa privada -, teve, nesta semana , em Barreiras, oeste da Bahia, seu mais novo alvo de cortes: a 33ª Expo Agro Barreiras, que neste ano teria como aliados, fortalecendo o tradicional evento, a II Feira de Tecnologias para Pesca e Aquicultura nos Cerrados da Bahia e Tocantins (Piscishow) e o I Congresso e Mini-Feira de Avicultura, Suinocultura e Laticínios dos Cerrados da Bahia e Tocantins (Avisuleite), eventos de iniciativa da Cerrado Comunicação e Eventos, editora da revista Cerrado Rural.

Em reunião realizada, na sede da Cerrado, nesta cidade, na última quinta-feira, entre o Assessor Especial de Comunicação da Prefeitura de Barreiras, Professor Adalto Soares; o secretário de Agricultura de Barreiras, Ozimar Amorim, e o jornalista Antônio Oliveira, diretor-geral da  Cerrado Comunicação e Eventos, os dois executivos da Prefeitura de Barreiras expuseram as dificuldades para a realização da Expo Agro que, em conseqüência da transição administrativa dos governos estadual e federal, somando-se a isto a recessão econômica,  será realizada sem muitos recursos financeiros e quase 100% destes à saírem do Tesouro Municipal.

Desta forma, se as atividades programadas para os dois eventos voltados para as cadeias do peixe, do frango, do suíno e do leite, conforme grades apresentadas naquele dia por Antônio Oliveira, com cerca de 95% de suas atividades confirmadas, as atividades do evento-máster – a Expo Agro -, seriam prejudicadas. A solução proposta pelo Secretário Ozimar e pelo Professor Adalto foi a de abortar toda a programação voltada para a cadeia do peixe e reduzir  a voltada para as cadeias do frango, do suíno e do leite.

Como esta redução drástica afetaria os objetivos e a dinâmica da Piscishow e do Avisuleite, comprometendo a proposta de qualidade de seus serviços voltados para essas quatro cadeias produtivas e quantidade do público alvo, comprometendo sistematicamente os dois eventos, criados para serem realizados anualmente num dos quatro estados do Matopiba, o jornalista Antônio Oliveira preferiu recuar, neste ano, destes dois empreendimentos.

Porém, a convite dos dois executivos públicos, ficou acordado que a Cerrado Comunicação e Eventos integre a comissão organizadora da 33ª Expo Agro Barreiras.

O jornalista aceitou e propôs, no que foi aceito, manter a visita do ex-ministro da Agricultura e hoje presidente da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), entidade que é o resultado da fusão de duas grandes associações brasileiras – a de avicultura e a de suinocultura -, Francisco Turra, e a vinda do Governo do Tocantins, por meio de sua Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur), que terá um estande, agora, na área da Expo Agro, onde exporá suas potencialidades e o secular intercâmbio cultural, comercial e agropecuária dos dois estados.

Coube a Cerrado Comunicação, além de promover a vinda de Francisco Turra, com o apoio logístico da Prefeitura de Barreiras, articular um encontro entre esta liderança e os empresários do ramo da avicultura e suinocultura no oeste da Bahia, por meio de um almoço ou  um jantar. Turra também fará uma palestra sobre os dois setores que representa no Brasil e no mundo.

Ainda nesta reunião de consenso, ficou decidido que o jornalista fará articulações junto ao Governo do Tocantins para que seu governador, Marcelo Miranda, esteja presente na Expo Agro, encontrando-se, aqui, com o governador da Bahia, Rui Costa, oportunidade em que os dois debateriam a Agência Matopiba, trabalho que Miranda fez com os governadores do Piauí e Maranhão, na semana passada.

Coube a assessoria política do prefeito Antônio Henrique fazer essa articulação junto ao governador Rui Costa.

“Eu não poderia, mesmo com todas estas dificuldades e a frustração de ver meus dois eventos abortados por problemas conjunturais, privar o oeste da Bahia de tão ilustres e importantes visitas para o desenvolvimento econômico e das relações políticas de dois estados irmãos”, disse o jornalista Antônio Oliveira, acrescentando: “Agora, e somar força com o trabalho que a prefeitura de Barreiras vem fazendo para resgatar o lado técnico da Expo Agro, depois desta, começar a projetar meus dois eventos para o ano que vem”.”.

Ainda de acordo com o jornalista e empresário, é este um trabalho que vem sendo feito desde o encerramento da I Piscishow, no ano passado, em São Desidério (BA).

“PROGRAMAÇÃO REDONDINHA”

A programação do Avisuleite e da Piscishow estava com 95% de suas grades definidas, faltando apenas a confirmação da participação dos ministérios da Pesca e da Aquicultura (MPA) e do Desenvolvimento Agrário (MDA) e a Codevasf, via sede em Brasília. O MPA, lançaria aqui em Barreiras, depois de Brasília, no dia 29 deste mês, o Plano Safra/Pesca para este ano.

Ainda nessas grades, em parceria com o Sebrae-BA, por meio de sua Unidade no Oeste da Bahia,  constavam clínicas tecnológicas voltadas para as cadeias do peixe e do leite. Do Sebrae nacional viria uma palestrante para falar sobre um software criado pelo órgão para a gestão da piscicultura. Ainda nesta área, entre outras atividades, a Embrapa Pesca e Aquicultura estaria presente por meio de seu Chefe-Geral, Carlos Mágno, com uma palestra e de uma equipe de pesquisadores que ministraria o tão esperado, até por produtores de outras regiões da Bahia, Curso de Criação de Tambaqui em Cativeiro.

As Embrapa Gado de Leite e Suínos e Aves, também estariam presentes com pesquisadores e suas palestras.

Demais palestras, workshop, mesas redondas e painéis contemplavam a criação de frango caipira melhorado; a reprodução de pirarucu em cativeiro; cases de sucesso nas quatro cadeias no oeste da Bahia e Tocantins; exposição da política de créditos e fomentos dos bancos estatais para essas quatro cadeias.

Enfim, seriam mais de 30 atividades envolvendo os quatro setores.

De acordo com os projetos do Avisuleite e da Piscishow, a partir do ano quem vem os dois eventos, a serem realizados conjuntamente, serão realizados, alternadamente em dois estados do Matopiba.

(Da Redação de Cerrado Rural) 

Oferecimento:LABORATÓRIO SANTA RITA

77 9 9926-6484 / 77 9 9979-1856