08 maio de 2014
Oeste – Umob participa de audiência com presidente do Banco do Nordeste

O presidente da União dos Municípios do Oeste da Bahia ( UMOB), Humberto Santa Cruz, participou nesta quarta-feira,07, de uma audiência com o presidente interino do Banco do Nordeste (BNB),Nelson Antônio de Souza. O encontro aconteceu na sede do Banco em Fortaleza (CE). A audiência serviu para aprofundar a discussão das propostas apresentadas pela entidade visando dar mais celeridade nas análises e contratação de empréstimos para o setor rural da região oeste da Bahia, olhando também para toda a região do Cerrado do nordeste, beneficiando também o sul do Piauí e do Maranhão.

 

O presidente da UMOB, Humberto Santa Cruz, aproveitou para tratar sobre o Programa de Modernização da Administração Tributária (PMAT) e propôs a formação de uma frente de estudo conjunta, a ser realizada pela equipe de projetos da UMOB e o Banco do Nordeste do Brasil S/A, para a viabilização e desburocratização do PMAT.

 

De acordo com Humberto a UMOB, congrega 16 municípios na região oeste e é de suma importância modernizar a administração tributária e a gestão dos setores sociais básicos. “Gostaria de sugerir que o Banco do Nordeste crie, em ambiente especifico de sua estrutura operacional, grupo de trabalho para desenvolver as rotinas para a confecção do PMAT em parceria com a equipe de projetos da UMOB, assim um único roteiro de projetos seriam solicitados a todos os interessados, desta maneira a aprovação e liberação de recursos será facilitada”, comentou o presidente ao destacar maior que o PMAT garante maior eficiência na fiscalização da arrecadação e redução no gastos dos recursos dos municípios.

Além da modernização da administração tributária outros temas nortearam o encontro, tais como, os critérios para cálculo de limites de crédito, financiamento isolados de máquinas agrícolas, equipamentos e correção de solo, seguro safra, excessivas vistorias técnicas, criação de um cadastro positivo de clientes com histórico no banco. Um ponto importante debatido foi a criação de uma Central de Análise no município de Barreiras para atender as demandas da região oeste. Nelson Antônio de Souza elogiou a iniciativa da UMOB pelas interessantes propostas inovadoras sugeridas.

O colaborador da UMOB,  Walter Horita, ex-presidente das Associações de Agricultores e Irrigantes da Bahia (AIBA), Baiana dos Produtores de Algodão (ABAPA) e Fundação BA, Walter Horita, realizou uma apresentação sobre a Matriz Produtiva da região oeste da Bahia, incluindo sul do Piauí e Maranhão. Horita abordou também, a dinâmica do processo produtivo atual, a tecnologia disponível e aplicada pelos produtores, questão de logísticas, gargalos, potencialidades e oportunidades de ampliação de sua atuação.

Logo após da audiência a comitiva participou de um almoço oferecido pelo presidente do banco. Durante o almoço foi falado ao presidente da UMOB, das parcerias já realizadas com o BNB, como a criação do Fundo de Aval da Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (AIBA), e depois, a criação do Fundo para o Desenvolvimento Integrado e Sustentável da Bahia (Fundesis), ações que fortaleceram as relações do banco com o setor produtivo rural e com a sociedade de um modo geral.

Por fim, foi ajustada a agenda para a visita do presidente a Feira Tecnológica Bahia Farm Show  no próximo dia 27, quando fará também vista a uma fazenda como referência na região.

Também participaram da reunião a assessora executiva, Cibele Maria Gaspar Fernandes, o diretor Paulo Sérgio Rebouça Ferraro, o superintendente de Distribuição e Supervisão da Rede de Agência, Helton Chagas Mendes, os gerentes das agências de Barreiras e Luís Eduardo Magalhães, Ticiano Arrais Sydrião de Alencar e Francisco Carlos Gomes da Silva, respectivamente e o Coordenador de Desenvolvimento e Articulação Regional da Umob, Sérgio Pitt.

 

 

Com informações da Umob Lem.

 

Oferecimento:barreiras cartuchos

77 9 9926-6484 / 77 9 9979-1856