09 abr de 2018
Bahia – Agricultura – Bahiater realizará formação de agentes de Assistência Técnica e Extensão Rural

A Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), por meio da Superintendência Baiana de Assistência Técnica e Extensão Rural (Bahiater), prossegue com as ações do Plano Estadual de Formação dos Agentes de Assistência Técnica e Extensão Rural (FORMATER), conforme Cronograma de Ações de Formação do Eixo IV – Sistema de Produção Agroecológica. A formação, que acontecerá no período de 10 de abril a 6 de junho de 2018, com o tema Semeando a Transição Agroecológica e a Convivência com os Biomas, irá abranger os 27 Territórios de Identidade da Bahia.

Para a superintendente da Bahiater, Célia Watanabe, o tema da agroecologia está inserido nas políticas nacional e estadual de assistência técnica e extensão rural (ATER), e por isso é central na formação de agentes de ATER. “Além do desenvolvimento do tema, os módulos do FORMATER são também espaços de intercâmbio de experiências, onde técnicos de todos os territórios, que atuam na Bahiater, na Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), nas prefeituras e nas organizações parceiras de ATER, poderão interagir sobre diferentes aspectos e abordagens metodológicas vivenciadas em seu cotidiano”.

Serão 12 módulos interterritoriais, com carga horária de 16 horas cada, que acontecerão de forma articulada com o Serviço Territorial de Apoio à Agricultura Familiar (SETAF), por meio do Grupo de Trabalho Territorial (GT-FORMATER). Agentes de ATER da Bahiater, da CAR, das organizações parceiras e das prefeituras participarão dessa etapa.

A formação continuada para os agentes de ATER é uma ação realizada por meio da Diretoria de Assistência Técnica e Extensão Rural (DATER/Bahiater), e visa uma assistência técnica sistemática, condizente com o atendimento das demandas da agricultura familiar.

Na oportunidade, a equipe de formação da Bahiater utilizará recursos produzidos pela Secretaria do Meio Ambiente (SEMA), para apoiar, de forma mais pedagógica, a temática da educação ambiental na formação dos agentes. Serão disponibilizadas publicações em meio físico e digital, a exemplo de: Como cultivar alimento plantando florestas, Álbum da Sociobiodiversidade da Bahia e um Guia Técnico para recuperação de vegetação em imóveis rurais na Bahia, sendo esse último elaborado com a participação das técnicas da Bahiater, Ana Cristina Santos e Alayana Oliveira.

O primeiro curso do FORMATER acontecerá nos dias 10 e 11 de abril, no município de Vitória da Conquista, tendo como núcleo de abrangência os territórios Médio Rio de Contas, Sudoeste Baiano e Médio Sudoeste. “O processo de formação dos agentes de ATER deve ser continuado e permanente, a fim de garantir unidade metodológica para a ATER em todo o estado”, conclui Watanabe.

 

Fonte: SDR

 

Oferecimento:

77 9 9926-6484 / 77 9 9979-1856