03 dez de 2016
Barreiras – Educação – UFOB terá reserva de vagas no Sisu para estudantes de 80 municípios da Bahia

Daqui a alguns meses, estudantes de todo Brasil concorrerão às 996 vagas que serão ofertadas pela UFOB, em 30 cursos de graduação, na primeira chamada do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), do Ministério da Educação (MEC). Nesta edição, o processo seletivo para ingresso na Universidade traz uma novidade.

Trata-se da reserva de cerca de 370 vagas para estudantes que tiverem cursado todo o Ensino Médio em instituições, públicas ou privadas, de 80 municípios baianos distantes até 150 quilômetros dos campi da UFOB. A medida foi aprovada pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão, Conepe, e substitui a bonificação de 20%, implementada no Sisu deste ano.

Segundo a pró-reitora de Graduação e Ações Afirmativas, professora Anatália Oliveira, a medida amplia a possibilidade de acesso aos cursos de graduação da Universidade pela população das cidades-sede da Universidade e entorno. “Tivemos um retorno positivo após implantarmos o sistema de bonificação, que será aperfeiçoado pela reserva de vagas para alcançar ainda mais estudantes. Por isso, a proposta de mudança foi apreciada e aprovada no Conselho”, destaca.

Com esta nova ação afirmativa, a UFOB passa a ter agora três modalidades de ingresso no Sisu: a política de cotas, que destina 50% das vagas aos candidatos que tenham cursado integralmente o Ensino Médio em escolas públicas, a reserva de vagas e a ampla concorrência.

Para participar, é necessário que o candidato tenha feito a prova do Enem de 2016 e ter atingido as notas mínimas de corte de cada curso. As inscrições devem ser realizadas exclusivamente no site do Sisu, em data a ser divulgada pelo MEC, e os participantes podem solicitar até duas opções de cursos.

Os candidatos que forem beneficiários tanto do critério de inclusão regional, previsto na Resolução 9/2015, alterada pela Resolução 4/2016, quanto da política de cotas, definida na legislação vigente, deverão optar por uma dessas duas ações afirmativas, não sendo permitida a sua aplicação cumulativa.

Confira a lista de municípios incluídos na Resolução aqui. 

O Sisu

O Sisu é o sistema informatizado do Ministério da Educação que seleciona estudantes para vagas em instituições públicas de ensino superior a partir da nota do Enem.

Das 1130 oportunidades de formação em cursos de graduação oferecidas pela UFOB em 2017, 134 são destinadas aos concluintes dos Bacharelados Interdisciplinares. Caso estes estudantes não as ocupem, outras chamadas do Sisu devem ser realizadas para que as vagas sejam preenchidas por outros candidatos.

Tire todas as dúvidas sobre a Ação Afirmativa de Reserva de Vagas para estudantes de 80 municípios da Bahia no link: http://migre.me/vDdNg.

Assessoria de Comunicação
Universidade Federal do Oeste da Bahia
(77) 3614-3511
Oferecimento:folder-tapetes-net
77 9 9926-6484 / 77 9 9979-1856