26 mar de 2015
Barreiras – SINPROFE ocupa tribuna popular da Câmara

Na sessão da última quarta-feira (18/03), a Tribuna Popular da Câmara Municipal de Barreiras foi ocupada pelo Sindicato dos Professores, Professoras e Especialistas em Educação da Rede Pública de Ensino do Município de Barreiras (SINPROFE).

Durante o tempo regimental, a presidente do sindicato dos professores e especialistas em educação, Arisângela de Arimatéia, expôs as mazelas pelas quais passam a educação no Município de Barreiras, com clara ausência de planejamento, descumprimentos dos ajustes salariais, a exemplo do repasse salarial de 13,01% que está entrando nos cofres públicos desde janeiro de 2015; Redução de carga horária dos concursados de 2012, mesmo com vagas reais disponíveis em 80% das escolas da rede; Priorização de contratos em detrimento da observância dos direitos dos professores efetivos; não pagamento do salário de fevereiro de 2015 dos professores empossados em 2012. Além de uma série de problemas que revelam uma total desatenção com a educação no município.

A dirigente sindical ainda pediu o apoio dos vereadores para lutar por melhorias nas escolas em parceria do Conselho Municipal de Educação, Arisângela ainda informou que os professores tem denunciado no Conselho Municipal de Educação os encaminhamentos arbitrários nas escolas, da comissão nomeada pelo decreto municipal 162/2015.

Em seguida a presidente do SINPROFE, ouviu dos vereadores e vereadoras, palavras de encorajamento e apoio em face do quadro de abandono que vive a educação municipal.Exibindo IMG_9894.JPG

Passados ao grande expediente, diversos vereadores se sucederam na tribuna dentre eles a vereadora Karlúcia Macêdo (PMDB), que em tom de desabafo, falou sobre a atual situação das escolas municipais, segundo a vereadora, já se foram mais de dois anos da atual gestão e os problemas ainda persistem insolúveis. “Encontrei uma situação de total abandono nas escolas por onde passei realizando fiscalizações, desde estruturas físicas comprometidas até a falta de materiais pedagógicos e quadro de funcionários incompletos, Isto mostra o quanto o poder executivo municipal tem faltado com compromisso e atenção à educação. É preciso comprometimento, enquanto não fizermos da educação prioridade, não teremos sucesso nas mudanças que Barreiras tanto precisa.” Afirmou.

Os vereadores Alcione Rodrigues (PHS) e Otoniel Teixeira, que também estiveram visitando diversas escolas da rede municipal relataram que é inabitável a situação com o qual os mesmos se depararam. “É revoltante ver a situação a que estão submetidas nossas crianças nas escolas municipais” disse Otoniel. Para Alcione, “é inadmissível que após dois anos de gestão a educação permaneça no descaso”.

Já o vereador Lúcio Carlos (SD), subiu a tribuna para dizer que infelizmente a esperança acabou, “estou aqui senhor presidente há dois anos, duas vezes por semana falando, sem contar os diversos requerimentos, e nada, o prefeito é incapaz de se sensibilizar com a situação da escola da Vila Nova. Quanto desrespeito!” disse.

Em fala conclusiva dos trabalhos, o presidente Tito, agradeceu a presença da professora Arisângela de Arimatéia e demais integrantes do SINPROFE presentes nas galerias, e asseverou “estejam certos senhores professores e professoras, esta situação da educação no município de Barreiras que tanto nos envergonha não conta com a aquiescência desse Poder Legislativo, esta Casa tem diligenciado, e feitos todos os encaminhamentos e representações ao nosso alcance, para que esta situação de desrespeito possa ser corrigida com urgência, esperamos igual diligência do Ministério Público Estadual, pois nossas crianças merecem um futuro diferente desse momento presente de descaso”.

O presidente ainda se comprometeu a acompanhar solidário as reivindicações constantes da pauta da próxima assembleia do SINPROFE, marcada para o dia 27 de março.

 

 

Com informações da Ascom – Câmara Municipal de Barreiras.    

 

 

Oferecimento:LABORATÓRIO SANTA RITA

 

77 9 9926-6484 / 77 9 9979-1856