10 set de 2017
Brasil – Agricultura – Plantio na hora certa

Quanto tempo depois da aplicação de safl ufenacil pode ser feito o plantio do feijão?

O feijão (Phaseolus vulgaris) é uma cultura importante no cenário agrícola brasileiro, o Brasil está entre os maiores produtores de feijão do mundo. Para ter sucesso com a lavoura é necessário atentar às pragas, incluindo plantas daninhas, que causam danos e perdas no rendimento da colheita.

O controle químico de plantas daninhas na produção agrícola está diretamente relacionado com a seletividade do herbicida. A seletividade trata-se do nível diferencial de tolerância das culturas e das plantas daninhas a um tratamento específico. Ou seja, quanto maior a diferença da tolerância entre a cultura e a planta daninha, maior é a segurança da aplicação.

 

Há três fatores que determinam a seletividade dos herbicidas para as plantas: dose, formulação e a localização espacial ou temporal do herbicida em relação a planta. É através dessas variáveis que é estimado o tempo entre a aplicação do produto no solo e a semeadura, visando evitar que o produto aplicado prejudique o desenvolvimento das culturas.

O safl ufenacil é um herbicida utilizado para controle de plantas daninhas dicotiledôneas de folhas largas. Age inibindo a enzima protoporfi rinogênio oxidase (Protox), o que leva à morte das células atingidas. Com isso, pesquisadores da Universidade Tecnológica Federal do Paraná avaliaram a persistência desse herbicida em latossolo brasileiro e sua toxicidade em uma cultivar de feijão.

 

Foram utilizados meios de bioensaios em campo, empregado em parcelas subdivididas e em blocos casualizados. Nas parcelas principais foram determinados sete períodos entre a aplicação do herbicida e a semeadura de feijão (0, 5, 10, 15, 25, 35 e 50 dias) e nas subparcelas a ausência e presença de saflufenacil (0 e 29,4 g i.a. ha-1).

O intervalo de tempo entre a aplicação de safl ufenacil e a semeadura do feijão deve ser de aproximadamente 15 dias para evitar perdas da produtividade. A menor alteração dos valores normais foi o peso da semente e as maiores foram no estande da planta e na altura das plantas na maturação fisiológica.

Para saber mais: DIESEL, F. et al. Temporal selectivity of safl ufenacil herbicide for the
common bean crop of a brazilian oxisol. Acta Scientiarum. Agronomy, v. 38, n. 4, p.421-1, 2 set. 2016.

Fonte: Portal Defesa Vegetal.net, Defesa Vegetal – Pesquisar para conhecer. Conhecer para manejar. Volume 2 / Regina Lucia Sugayama et al. – 1ª Edição – São Paulo; Andef – Associação Nacional de Defesa Vegetal, 2017

Texto originalmente publicado em:
Portal Defesa Vegetal.net
Autor: Portal Defesa Vegetal.net
Oferecimento:
77 9 9926-6484 / 77 9 9979-1856