29 out de 2017
Brasil – Agricultura – Secretário de Política Agrícola do Mapa se reúne com lideranças do agronegócio da Fiesc

O Secretário Nacional de Política Agrícola do Ministério da Agricultura, Neri Geller, esteve em Florianópolis, nesta quinta-feira, para participar da reunião da Câmara de Desenvolvimento da Agroindústria da Fiesc, que é presidida pelo presidente da Aurora Alimentos, Mario Lanznaster.

 

Veio discutir a política de comercialização da Safra Agrícola 2017/2018, especialmente no caso do milho e também a política de escoamento do produto para a Região Sul do País. Antes da reunião na Fiesc, participou de um encontro na Praia dos Ingleses com lideranças do cooperativismo coordenado pelo Consultor de Agronegócio da Fiesc, vice-presidente da Ocesc, Odacir Zonta. Participaram da reunião onde foi discutida a política de abastecimento do milho para SC, o presidente da Ocesc, Luiz Vicente Suzin e da Fecoagro, Claudio Post. Também presentes membros do Conselho de Administração da Ocesc que se encontravam em Florianópolis participando do Encontro Estadual de Mulheres Cooperativistas.

 

Neri Geller reafirmou que a solução para o abastecimento de milho em SC passa por uma política de compra antecipada e programada por parte das agroindústrias, com preços compatíveis com os custos de produção, e que essa modalidade as agroindústrias do Sul precisam avançar, pois no Centro-Oeste, especialmente no MT, já é bastante praticada, e que o Sul não pode mais ficar comprando milho da mão pra boca, porque estão avançando nas exportações pelo eixo Norte dos portos, e milho não virá mais para o Sul, e sim para o exterior.

 

Geller entende que os consumidores de milho precisam se organizar no elo da cadeia, praticando a compra para entrega futura, sob pena de ficar sem o produto e ter que importar do exterior com custos mais elevados, e também sujeitos aos custos de logística, existente hoje no Centro-Oeste brasileiro.

 

Fonte: Fecoagro/SC

 

Oferecimento:

77 9 9926-6484 / 77 9 9979-1856