15 nov de 2017
Brasil – Agricultura – SENAR participa de fórum sobre acesso dos homens à saúde preventiva

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR) participou na do III Fórum Ser Homem realizado pelo Instituto Lado a Lado pela Vida, em Brasília, que discutiu ações e políticas públicas para facilitar o acesso do homem aos serviços de saúde.

A coordenadora de Programas e Projetos na Área da Saúde da Diretoria de Educação Profissional e Promoção Social do SENAR, Deimiluce L. Fontes Coaracy, apresentou as estratégicas educativas da instituição para levar ações de saúde preventiva à população rural brasileira.

 

“Assim como a educação, a saúde é uma necessidade coletiva. O homem do campo não tem resistência para se submeter a exames de prevenção ao câncer de próstata. Na maioria das vezes, ele não tem acesso a esse serviço na área rural”, declara a coordenadora.

Ela explicou que o SENAR realiza o Programa Especial Saúde do Homem em 14 estados graças à parceria com as Administrações Regionais do SENAR, secretarias municipais de saúde, Instituto Lado a Lado pela Vida e Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) possibilitando o acesso a exames preventivos de câncer de próstata, câncer de pênis, testes rápidos para detecção de Sífilis, HIV e hepatites virais. Além disso, são distribuídos kits educativos com cartilha, preservativos e folder explicativo.

 

Os números dessas ações são relevantes e refletem na preservação de vidas de trabalhadores rurais. Até o momento, em 2017 mais de 7.500 pessoas assistiram as palestras educativas, quase 9 mil homens se submeteram ao exame de PSA e 2.500 passaram pelo exame de toque retal. Até o final do ano estão previstos mais 40 eventos.

“Essas ações resultaram em 390 diagnósticos indicativos para câncer de próstata e outros 17 para câncer de pênis. É importante ressaltar que 70% desses homens jamais tinha ido ao médico” contou Deimiluce.

A recomendação da organização Mundial da Saúde é que homens com idade acima de 50 anos façam exames preventivos para câncer de próstata e de colo retal.

 

O urologista Rômulo Maroccolo Filho foi o grande incentivador da parceria entre o SENAR e a Sociedade Brasileira de Urologia. “Esse trabalho é fundamental porque se trata do primeiro acolhimento dos homens do setor rural. Nós, da Sociedade Brasileira de Urologia, nos sentimos lisonjeados em fazer parte dessa rede do SENAR”, afirma.

O estudante de Enfermagem Joanderson Marques participou do fórum e conhece o trabalho do SENAR há muito tempo. Ele foi aluno de alguns cursos de formação profissional rural na área rural de Cárceres, em Mato Grosso. Sua mãe é pequena produtora de hortaliças na região pantaneira e também participou de cursos do SENAR/MT.

“Não tínhamos acesso aos serviços básicos de saúde. Isso só foi possível depois que o SENAR e os médicos voluntários tiveram essa iniciativa. Para nós, foi uma grande vitória”, finalizou Joanderson.

Fonte: Assessoria de Comunicação CNA/SENAR

 

Oferecimento:

77 9 9926-6484 / 77 9 9979-1856