18 mar de 2019
Brasil – Previsão do Clima – Saiba a previsão do tempo para os próximos dias

Uma nova frente fria se forma no Sul do país e há risco de granizo; temporais também devem atingir regiões do Centro-Oeste

Segunda-feira, dia 18

Sul

Um sistema de baixa pressão atmosférica dá origem a uma frente fria no Sul do país e instabilidades ganham força. A previsão é que a chuva ocorra a qualquer hora do dia em todos os estados, com risco até de novos temporais na faixa oeste da região.

Há também potencial para granizo, trovoadas e ventania, com volumes que podem passar de 30 milímetros, principalmente entre Santa Catarina e o Paraná. O tempo fica abafado nos estados catarinense e paranaense.

Sudeste

Uma baixa pressão atmosférica se afasta para o oceano e o sol volta a aparecer no Sudeste. Isso ajuda a elevar as temperaturas ao longo do dia. Mesmo assim, ainda há previsão para pancadas de chuva entre a tarde e a noite na maior parte da região por conta do aumento do calor e da alta umidade.

Entre o sul mineiro e a região de Belo Horizonte (MG), os volumes podem chegar a 30 milímetros. Nas demais áreas, as pancadas serão de forma rápida, mas com trovoadas.

Centro-Oeste

Um corredor de umidade atua na região e favorece a formação de nuvens carregadas pelo Centro-Oeste do Brasil. Há risco para temporais no oeste de Mato Grosso e em todo Mato Grosso do Sul, com trovoadas e até granizo, mas o volume de chuva não deve ser elevado.

Como o sol consegue aparecer entre uma chuva e outra, a sensação será de tempo abafado.

Nordeste

A chuva continua em todo o Nordeste do Brasil, mas de forma mais abrangente e volumosa na faixa que vai desde o Ceará até o Maranhão.

Nas demais áreas nordestinas, o tempo fica instável. O sol aparece entre uma chuva e outra, mas com volumes menores. A previsão é de tempo firme e sem previsão de chuva nas áreas da faixa leste da Bahia.

Norte

A semana começa com pancadas de chuva ganhando força na maior parte da região. O dia começa com sol entre nuvens e há potencial para chuva a qualquer momento do dia, sendo mais intensa entre o sul do Amazonas, Pará e sul do Tocantins, onde não se descarta possibilidade de descargas elétricas.

Terça-feira, dia 19

Sul

A frente fria localizada na região avança para o Sudeste e um sistema de alta pressão na Argentina começa a influenciar o tempo no Sul do Brasil.

Não há previsão de chuva na maior parte da região, com exceção das áreas litorâneas e no norte do Paraná. O sol aparece ao longo do dia, porém, as temperaturas não devem subir muito, especialmente na fronteira com o Uruguai.

Sudeste

Uma frente fria consegue avançar pela costa do Sudeste e favorece o aumento de instabilidades no litoral de São Paulo e no Rio de Janeiro.

A chuva que ocorrer no Sudeste deve acontecer especialmente a partir da tarde, com trovoadas e ventos moderados.

Centro-Oeste

Uma frente fria avança pelo oceano e ajuda a aumentar as instabilidades no Centro-Oeste do Brasil. Os ventos que sopram da região Norte do país favorecem a formação de instabilidades em Mato Grosso do Sul. Assim, as pancadas de chuva devem ocorrer com maior intensidade, acompanhadas de trovoadas e até eventual queda de granizo.

Nas demais áreas da região também há previsão para pancadas de chuva, mas que ocorrem de maneira pontual e com acumulados menores.

Nordeste

Na terça-feira, instabilidades atuam em grande parte do Nordeste. A Zona de Convergência Intertropical ainda forma nuvens carregadas do Ceará ao Maranhão, com acumulados significativos.

Apenas no interior da Bahia, entre o sul do estado e a divisa com Minas Gerais é que o tempo fica firme e não deve chover.

Norte

Nuvens carregadas ainda se formam em todo o Norte do Brasil. Há previsão para pancadas de chuva a qualquer hora do dia. Roraima ainda terá o predomínio de tempo firme.

Com informações da Somar Meteorologia / Canal Rural

 

Oferecimento:

77 9 9926-6484 / 77 9 9979-1856