14 out de 2017
Brasil – Previsão do tempo- Chuva, frente fria e vento forte: confira a previsão para o fim de semana

Chuva dá trégua no Sul, frente fria chega ao Sudeste e calor predomina no Centro-Oeste. Confira a previsão para o seu estado

A chuva que vem atingindo o Sul do Brasil nos últimos dias deve perder intensidade no próximo final de semana, mas o tempo segue fechado e com chuva fraca na maior parte da região. Apesar da trégua das tempestades, ainda há risco para transtornos por causa do solo bastante encharcado. No Rio Grande do Sul, o tempo fica firme na região da Campanha Gaúcha e no centro-oeste do estado, assim como no extremo oeste catarinense e paranaense, que apesar da falta de chuva apresentam temperaturas mais baixas provocadas pelo vento.

 

Frio chega ao Sudeste

 

Uma frente fria chega à costa do estado de São Paulo neste final de semana. A nebulosidade aumenta no litoral e há previsão de chuva para qualquer parte do dia. Já no interior do estado, Sul de Minas Gerais e oeste do Rio de Janeiro, as chuvas ocorrem de maneira isolada e podem vir acompanhadas de trovoadas e ventania, capazes de ultrapassar 60 quilômetros por hora em algumas regiões de São Paulo.

Do norte paulista ao norte mineiro, assim com entre os estados do Rio e do Espírito Santo, não há previsão de chuva e as temperaturas ficam bastante elevadas, inclusive com baixos índices de umidade relativa do ar à tarde.

 

Centro-Oeste e Nordeste

 

O tempo segue firme em Goiás e no leste do Mato Grosso. Nas demais áreas da região Centro-Oeste as nuvens carregadas se formam ao longo do dia e são esperadas pancadas de chuva de curta duração, mas que podem ser acompanhadas por ventania e trovoadas. Há potencial para granizo nas pequenas áreas em que o tempo fica fechado no interior do Mato Grosso do Sul. Após a chuva, o calor extremo diminui por causa da mudança na direção dos ventos.

No Nordeste, o tempo seco predomina na região. A chuva que ocorrer vem em forma de pancadas rápidas e isoladas ao longo do dia, mas, mesmo assim, apresentam baixos acumulados. Essa precipitação atinge principalmente o Maranhão e toda área costeira. Mesmo onde há previsão de chuva, o calor continua em todos os estados e os níveis de umidade do solo seguem baixos no sertão nordestino.

 

Calor no Norte

 

No Norte, o calor e a umidade alta favorecem a formação das nuvens carregadas no Norte do Brasil. Até o fim do dia, as pancadas ocorrem em quase toda região, de forma rápida, alternada por períodos de tempo firme e com baixos volumes. Apenas no sul de Tocantins é que a umidade é menor e não deve chover. A sensação de calor continua em todos os estados, com exceção do sul do Acre onde os ventos de sul e a nebulosidade deixam as temperaturas mais amenas e mais baixas que as observadas nos últimos dias.
Pryscilla Paiva, editora de Tempo do Canal Rural

 

Oferecimento:

77 9 9926-6484 / 77 9 9979-1856