11 jun de 2019
Brasil – Previsão do tempo – Tempo seco deve persistir sobre a maior parte do Brasil

Em parte do Rio Grande do Sul, no entanto, pode chover em meados da semana, atrapalhando instalação de lavouras de inverno, assim como na corta nordestina

Pryscilla Paiva, editora de Tempo do Canal Rural

Para os próximos sete dias, pouca coisa deve mudar sobre a maior parte do Brasil. O tempo firme persiste desde áreas do Rio Grande do Sul até áreas da metade norte do país. Existe previsão de chuva avançando sobre a maior parte do território gaúcho em meados desta semana, devido à formação de novas áreas de instabilidades.

Essa chuva pode atrapalhar o plantio das lavouras de inverno, como trigo, cevada e aveia. Existe até um pequeno potencial para granizo em áreas da fronteira com o Uruguai. A chuva não será duradoura e deve acontecer no máximo até a próxima quarta-feira, dia 12.

Chuva volumosa mesmo está prevista somente em áreas costeiras no Nordeste, devido à umidade que vem do oceano. Os acumulados podem atingir a casa dos três dígitos entre Rio Grande do Norte e Ceará.

O destaque da semana vai para a condição de chuva ganhando intensidade em áreas produtoras de cana-de-açúcar no leste de Pernambuco, com acumulados de até 70 milímetros, o que colabora com as lavouras.

Entre 15 e 19 de junho, as instabilidades aumentam e há expectativa de chuva avançando novamente sobre boa parte do Rio Grande do Sul. O volume de chuva não deve ser elevado, porém, só o aumento de nebulosidade já mantém a situação complicada para os produtores de trigo.

Temperatura

Com relação às temperaturas, os próximos sete dias serão marcados por mínimas entre 9°C e 12°C, tanto no Centro-Sul, como no interior da Bahia. Com isso, o risco para geada começa a diminuir também em áreas mais altas no Sul e no Sudeste. As tardes também seguirão com temperaturas máximas amenas, as quais devem ser inferiores a 26°C em todo o Rio Grande do Sul, Santa Catarina, boa parte do Paraná, centro e leste de São Paulo, boa parte de Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo.

Lavouras

Com relação às áreas produtoras do Brasil, houve vários destaques na última semana. O tempo mais seco ajudou as atividades de colheita de milho no Rio Grande do Sul, e do milho segunda safra no Paraná, Centro-Oeste e Triângulo Mineiro, café no sul de Minas Gerais, além da moagem de cana-de-açúcar no interior de São Paulo e a abertura do algodão, tanto em Mato Grosso como no interior da Bahia.

Por outro lado, alguns produtores enfrentaram dificuldades na última semana principalmente no Rio Grande do Sul. Apesar do tempo mais seco, ainda houve muita nebulosidade, que, juntamente com as temperaturas baixas, acabaram mantendo a umidade do solo bastante elevada, o que prejudica os trabalhos de plantio já que os índices de umidade do solo estão acima dos 80%.

 

Fonte: Canal Rural

 

Oferecimento:

77 9 9926-6484 / 77 9 9979-1856